Como melhorar o engajamento dos colaboradores de uma empresa?

Como melhorar o engajamento dos colaboradores de uma empresa?

 

Como melhorar o engajamento dos colaboradores de uma empresa?

O objetivo comum de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, é crescer, expandir e se estabilizar no mercado em que atua. Para conseguir esse sucesso é fundamental muito planejamento, competências administrativas e financeiras e visão de negócio, mas ninguém faz nada sozinho, não é mesmo?

Toda empresa precisa de gente. Podem ser um, dois, 20 ou 5 mil funcionários, o fato é que toda empresa só cresce se tiver gente trabalhando em prol desse mesmo objetivo. Por isso, funcionários desmotivados ou infelizes não contribuem o quanto poderiam para o desenvolvimento da empresa, e ninguém quer isso, não é mesmo?

Não é do interesse nem da empresa em nem do próprio funcionário se sentir desmotivado. Do lado da empresa, ela perde produtividade, novas ideias e visões; do lado do colaborador, ele sente como se estivesse desperdiçando aquelas horas de trabalho e faz apenas o mínimo necessário para sobreviver, contando os minutos para o fim do expediente. Uma relação assim é prejudicial para ambos os lados.

Mas como melhoras o engajamento dos funcionários, ajudando-os a se tornarem mais produtivos e eficientes?

Confira algumas dicas abaixo que você pode implementar para já no seu negócio, não importa o tamanho dele.

Ser chefe é diferente de ser líder

Mandar é diferente de ir junto. Dar ordens não é o mesmo que motivar. Existem diferenças cruciais entre ser chefe e ser líder que impactam diretamente no engajamento dos funcionários de uma empresa.

Um bom líder é aquele que sabe ouvir e sabe falar, que troca ideias e experiências, mas que também sabe orientar, repreender e corrigir. Um bom líder é aquele que é o capitão do time, que vai na frente mas vai junto, que inspira a equipe a trabalhar focada em um objetivo único.

Imagem: https://www.elevatecorporatetraining.com.au/

O líder se coloca disponível para a empresa e os funcionários; o chefe se fecha em uma bolha hierárquica inatingível. O líder sabe dar feedbacks negativos de forma educada e construtiva, auxiliando o funcionário a enxergar seus pontos fortes e como melhorar seus pontos fracos; o chefe briga. O líder mostra como fazer; o chefe manda fazer.

Deu para perceber a diferença? Uma boa liderança é fundamental para ter um time engajado, motivado e que quer dar tudo de si para fazer acontecer.

Reconhecimento

As conquistas da empresa também são conquistas da equipe. Por isso, é importante envolver os funcionários em cada passo e crescimento da empresa, reforçar a importância do trabalho e colaboração de cada um na meta alcançada.

O reconhecimento não precisa ser só em grandes ocasiões ou financeiro, com um aumento de salário ou promoção de cargo. Um simples “obrigado” ou “parabéns pelo seu trabalho” fazem toda a diferença para o funcionário se sentir parte de algo maior e ainda mais motivado a continuar se dedicando ao trabalho.

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Nesse tópico também vale ressaltar a importância do feedback quando o desempenho do funcionário não foi tão legal ou os resultados foram abaixo do esperado. Afinal, nem só de elogios se vive o ser humano. Apontar os erros também é uma forma de demonstrar que a empresa se importa e quer que o colaborador aprenda e melhore seu desempenho. Isso ajuda o funcionário a se situar e compreender o que se espera dele, além de reforçar a importância dele dentro da equipe.

De pessoa para pessoa

Nunca podemos esquecer que toda empresa é formada por pessoas. Por trás de cada logotipo, cada computador, cada planilha existem seres humanos que precisam – e devem – ser tratados como tal. Um gestor que espera que os funcionários façam hora extra todos os dias, trabalhem aos finais de semana e feriados e acha que a pausa para o café e o bate-papo entre os colaboradores estão fora de questão, com certeza não é um bom gestor.

Um erro comum de muitos gerentes e gestores é achar que funcionário não tem vida além do trabalho. Não tem família, não tem problemas para resolver, não tem momentos de descanso e lazer. É importante incentivar os colaboradores justamente a encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, promover o intercâmbio de ideias e experiências com os colegas e que a empresa se mostre disponível a ouvir e auxiliar o funcionário onde quer que ele precise.

 

Como você acha que pode melhorar o engajamento dos funcionários na sua empresa?

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