Como ler o histograma da sua câmera


Nem sempre olhar no visor da câmera dá para saber com precisão se a iluminação da imagem está correta. Muitas vezes, pode até parecer que sim, mas alguns detalhes não perceptíveis podem passar batido pela análise visual, especialmente se o visor for pequeno, ou se o brilho da tela não estiver ajustado corretamente.

É para fazer uma análise mais técnica da iluminação da imagem que serve o histograma. O histograma é um gráfico que mostra a realidade da luz na imagem,

Histograma é um gráfico da distribuição de luminosidade de uma imagem. Ele mostra a quantidade de pixels em uma imagem que estão em determinado nível de luminosidade, variando de preto (0) a branco (255) em uma escala de tons de cinza. O eixo horizontal do histograma representa os níveis de luminosidade, enquanto o eixo vertical mostra a quantidade de pixels em cada nível.

Com base nesses dados, e não apenas na percepção através do visor, é possível fazer os ajustes adequados, como abertura, velocidade do obturador e sensibilidade ISO. Um histograma com uma distribuição equilibrada indica que a imagem tem uma exposição adequada. Se a maioria dos pixels estiverem concentrados do lado esquerdo, indica áreas mais escuras (low key), enquanto que se tiverem concentrados mais à direita, a imagem está superexposta (high key).

Apesar do histograma ser uma ferramenta essencial para qualquer fotógrafo, é preciso saber quando e como avalia-lo. Dependendo do objetivo da imagem, é esperado que o histograma seja “desbalanceado”, e não necessariamente isso é um problema que precisa ser corrigido.

No exemplo abaixo, podemos ver duas imagens com dois histogramas completamente opostos. Na imagem do lado esquerdo, com fundo branco, o gráfico pende drasticamente para o lado direito, indicando excesso de iluminação. Mas é preciso corrigir isso? Não necessariamente, se a ideia da foto foi justamente essa.

Imagem: www.fstoppers.com

O mesmo vale para a foto da direita. O histograma acumulado do lado esquerdo indica falta de iluminação, o que se adequa ao objetivo da foto tirada com fundo escuro, em preto e branco, com contrastes menos definidos.

Já se o objetivo for uma imagem completamente balanceada, o histograma vai ser de grande ajuda para chegar nesse resultado.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *