Como higienizar o microfone

Como higienizar o microfone

Como higienizar o microfone

A pandemia do coronavírus fez o mundo inteiro parar e redobrar a atenção nos nossos hábitos de higiene. Não só a higiene pessoal, como lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool em gel sempre que possível e não levar as mãos ao rosto enquanto está na rua, como a higiene com a ambiente à nossa volta, como desinfetar as compras do mercado e as fechaduras das portas.

Tantas vezes negligenciados com a correria do dia a dia, nenhum desses hábitos chega a ser uma grande novidade, mas a COVID-19 reforçou a importância deles na diminuição da propagação da doença (dessa e de outras).

Para quem trabalha em estúdio de gravação, produção de shows e afins, higienizar os equipamentos é fundamental, especialmente o microfone, que fica diretamente no rosto, perto da boca. A prática garante segurança para todos os profissionais envolvidos.

Veja como higienizar o microfone:

  • Remova a grade e a espuma interna;
  • Com água quente e detergente, lave a espuma e, com a ajuda de uma escova de dentes, esfregue a grade. Isso vai ajudar a remover todas as partículas de poeira, sujeira e marcas de batom. Se tiver água morna, melhor ainda;
  • Em um borrifador, misture álcool e enxaguante bucal (4 partes de álcool para 1 de enxaguante bucal). Borrife a mistura na espuma e na grade e limpe bem com um pano seco;
  • Deixe secar ao sol. É importante garantir que a espuma esteja completamente seca antes de remontar o microfone, ou pode ser palco para a proliferação de bactérias e diminuir sua vida útil;
  • Para devolver o brilho ao microfone, caso esteja com a aparência de usado, aplique um hidratante sem perfume com um pano em todo seu corpo.

Se o seu microfone é usado por vários profissionais diferentes, adotar algumas medidas extras pode ser importante. Por exemplo, como a espuma interna é facilmente removível e tem um custo razoável, você pode designar uma para cada profissional que for usar o microfone, inclusive variando as cores para diferenciar. O mesmo acontece com a grade. Apesar de ser um pouco mais cara do que a espuma, é interessante ter algumas na manga para trocar a cada uso, enquanto a anterior passa pelo processo de higienização.

E você, como faz o processo de higienização dos equipamentos? Alguma dica? Compartilha nos comentários!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.