Como gravar vídeos remotamente


Como gravar vídeos remotamente

Por conta do isolamento social a que o mundo foi obrigado a adotar para controlar a disseminação do coronavírus, tivemos que aprender a fazer muita coisa online – pedir comida por delivery, fazer compras de mercado, farmácia e até consulta médica – e, no nosso caso, gravar!

Assim como em diversos mercados e setores da economia, muitas adaptações estão sendo feitas para que o mundo volte a girar nesse “novo normal” que se apresenta. No caso das produtoras audiovisuais, uma novidade que surgiu foram as gravações remotas, onde não é necessária a presença física de ninguém da equipe. Os equipamentos são enviados ao cliente e os profissionais controlam e monitoram a gravação à distância.

Naturalmente, é preciso pensar fora da caixa. Tanto em termos de roteiro quanto equipamentos, cenários, figurinos, maquiagem, tudo tem que ser repensado para que essa nova realidade seja possível. Não dá para ficar preso no jeito que as coisas era feitas antes 😉

Em entrevista à Meio&Mensagem no início da pandemia, em abril de 2020, Christian Rôças, CEO do Porta dos Fundos, disse: “A palavra do momento é adaptação – e espero que ela prevaleça, mesmo depois de esse momento complicado passar. […] Acredito que a pandemia, agora, traz um novo capítulo para a indústria do entretenimento, mas com um impacto muito maior. A indústria será outra depois desse advento que estamos passando. O que estamos procurando fazer, como personagem dessa indústria, é encontrar formas de mantê-la viva, forte e resiliente dentro desse processo, olhando adiante e entendendo como podemos nos adaptar. E esse novo aprendizado envolve todas as áreas: criação, administração, setor financeiro, produção, roteiro. Todos terão de revisitar as resistências e abrir o coração para o novo.”

Na empresa, a mudança já começou pelo logo: o famoso bonequinho saindo pela porta, agora, está sentado dentro de casa. Essa já é um recado bastante claro e apropriado de que as coisas estão diferentes agora.

Até o bonequinho ficou dentro de casa!

Para continuar a gravar seus vídeos, que têm um papel importante ao trazer entretenimento e afago às pessoas nesse momento tão difícil pelo qual todos estão passando, o Porta dos Fundos também adotou as gravações remotas. O ator e humorista Fábio Porchat, que faz parte da equipe, gravou um vídeo para o Instagram explicando melhor como é o processo de produção remota dos vídeos do grupo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gui Machado (@guitv) em

 

Aqui na 8 Milímetros, as gravações remotas também já estão acontecendo. Em um job que fizemos em parceria com uma agência, enviamos um celular, um tripé e um sistema de iluminação e controlamos tudo remotamente. O  equipamento foi higienizado e enviado para a casa do cliente (se você quiser saber dicas sobre como higienizar o microfone, clique aqui). Olha só como ele foi entregue ao cliente:

Segurança em primeiro lugar 🙂

Seguindo nossas orientações, o cliente fez o setup para iniciar a gravação:

Tudo pronto!

Diretor, diretor de fotografia, cenografista, maquiador, roteirista. Cada um na sua casa, monitoramos e controlamos toda a gravação:

 

Com certeza, essa não será a última mudança que as produtoras audiovisuais terão que fazer para continuar trabalhando com segurança em meio à pandemia. O que você acha que vem por aí?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.