Como fazer uma pesquisa de mercado

como fazer uma pesquisa de mercado

Como fazer uma pesquisa de mercado

Engana-se quem pensa que pesquisa de mercado é um luxo só para grandes empresas que podem pagar por ela. Todo empreendedor pode, e deve, realizar pesquisas para tomar decisões assertivas quanto ao seu negócio. Mas antes de sair por aí com um bloquinho na mão entrevistando qualquer um na rua, é importante esclarecer alguns pontos:

  1. A pesquisa de mercado serve para orientar o empreendedor na tomada de decisões estratégicas, por isso, deve ser elaborada e realizada a partir de uma dúvida concreta. Não deve ser feita apenas por curiosidade, ou para “ver como está o mercado”, pois será um desperdício de tempo e dinheiro.
  2. Por falar em perder tempo e dinheiro, não realize uma pesquisa se você não terá como implementar as sugestões de mudanças que virão a partir dos resultados obtidos.
  3. É importante não confundir pesquisa de mercado com plano de negócios. A pesquisa não deve ser utilizada, sozinha, para determinar a viabilidade de um negócio – isso será respondido pelo plano de negócios completo, que inclui a pesquisa em uma de suas etapas, mas é um estudo bem mais profundo e complexo.

Colocados os pingos nos “i”, você deve estar se perguntando, então, para que serve uma pesquisa de mercado e como ela pode ser útil para você, certo? Vamos lá:

  • Conhecer o perfil do cliente, que pode ter caráter quantitativo, estudando o potencial do mercado, a participação da empresa no mercado, por exemplo; e qualitativo, como hábitos de consumo, estilo de vida, comportamento, escolaridade, renda, etc.
  • Avaliar os fornecedores quanto a políticas de preço e pagamento, distribuição, qualidade. O objetivo é tomar a melhor decisão quanto a quem vai fornecer seus produtos/serviços ou se vale a pena terceirizar.
  • Entender as estratégias e pontos fortes dos concorrentes.
  • Saber mais sobre o mercado, como tendências, capacidade de absorção da demanda, identificar o segmento mais lucrativo.

Como fazer uma pesquisa de mercado

Primeiro você precisa definir muito claramente qual é o objetivo da pesquisa. O que você quer saber: quais são os hábitos de consumo dos seus potenciais clientes? Como sua marca se posiciona dentro do mercado? Como é a percepção dos funcionários e colaboradores da empresa e produtos?

Esse passo vai responder automaticamente quem será o público-alvo e também qual será o tamanho da amostra sua pesquisa. Tendo em vista essas duas informações, é hora de pensar na melhor forma de realizar essa pesquisa.

Vamos abrir um parêntese aqui e diferenciar os dois tipos de coleta de dados existentes: os dados primários são aqueles colhidos diretamente com o consumidor por meio de entrevistas presenciais ou questionários online; já os dados secundários são os resultados de pesquisas já existentes realizadas pelo IBGE ou outras instituições de credibilidade.

Se a pesquisa envolver um número maior de pessoas, será que vale pegar dados do Ibope e fazer entrevistas presenciais ou por telefone com algumas dessas pessoas para enriquecer suas informações? Ou criar uma pesquisa online e divulgar na internet? Pode ser uma entrevista em grupo, também, ou um link enviado pelo e-mail de cadastro dos seus clientes.

Lembre-se que a internet pode ser uma fonte riquíssima de informação e economia de esforço. E o melhor de tudo é que está tudo lá, pronto de graça para você usar, como:

  • Google Trends: ótimo para analisar algumas palavras relacionadas ou seu tipo de produto ou mercado e ver o volume de busca realizado no Google nos últimos meses ou anos.
  • Google Analytics: estuda perfil de pessoas que acessam o site da empresa, quanto tempo ficam em cada página, quais possuem maio evasão, região geográfica mais comum, horário do dia que acessam.
  • Facebook Insights: permite avaliar o perfil de público que acessa uma página e comparar com os concorrentes.

Há também alguns questionários online prontos, como no SurveyMonkey. Porém, apesar de facilitar a vida, tenha em mente que as perguntas prontas são sempre mais genéricas para poderem ser aplicadas pela maioria das empresas. Por isso, é fundamental que você também formule suas próprias perguntas. (Dica: o Google Drive possui uma ferramenta especificamente para criação de formulários!).

Para elaborar suas perguntas, é importante ter em mente que as pessoas precisam entender claramente o que está sendo questionado e qual a forma de resposta. Múltipla escolha podendo escolher mais de uma ou apenas uma? Desclassificatória? Resposta livre?

Importante: pense e repense suas perguntas para ver se elas estão 100% imparciais. Sem perceber, podemos deixar algumas perguntas mais tendenciosas dependendo da resposta que esperamos delas. Não influencie as respostas da sua pesquisa, ou o resultado não será genuíno.

Pesquisa realizada, é hora de extrair um relatório. Na maioria das vezes, as respostas acabam se agrupando, e um gráfico com os percentuais deixa os resultados mais claros e facilita a tomada de decisão. Ambos os SuveyMonkey e o Google Drive geram relatórios automaticamente.

Viu como a pesquisa de mercado não é um bicho de sete cabeças e pode te ajudar muito a conduzir o seu negócio? 😉

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.