Como fazer um roteiro para entrevista em vídeo


Entrevistas em vídeo estão super em alta nos dias de hoje. Com tantas plataformas de consumo de vídeos à disposição, as entrevistas são um formato que cabem tanto para vídeos mais curtos e diretos quanto para os mais longos e complexos.

Ao assistir uma entrevista, o espectador se sente parte da conversa e, com isso, aumenta o engajamento e interesse pelo conteúdo apresentado. Você pode produzir uma entrevista em vídeo para contar a história da sua empresa; ou com um funcionário chave contando como tal projeto foi idealizado; com clientes fiéis que tiveram algum impacto transformador na vida graças aos seu produto/serviço. As possibilidades são muitas!

Mas antes de gravar uma entrevista, é importante ter um roteiro, ou o resultado final pode não ficar do jeito que você gostaria. Veja abaixo 3 dicas para escrever um roteiro de entrevista em vídeo:

Tipo de roteiro

Existem diferentes tipos de roteiro de entrevista, que podem variar do mais simples ao mais complexo de produções cinematográficas. O que vai determinar a escolha do tipo de roteiro é a complexidade e objetivo do seu vídeo.

De modo geral, você pode escolher fazer um roteiro de texto direto, onde todas as informações do vídeo serão apresentadas na redação; roteiro técnico ou de duas colunas, que não deixa de ser simples mas já contém mais informações sobre áudio e vídeo, cada um em uma coluna; e o roteiro de cinco colunas, mais complexo e que envolve mais detalhes, como lettering, número da cena e etc.

What Your Video Interview Background Really Says About You | FlexJobs

Tempo de duração

Antes de escrever seu roteiro, é fundamental saber qual o tempo de duração da entrevista e do vídeo. E isso vai ser determinado muito em função da mídia utilizada. Se for um vídeo para redes sociais, tendem a ser mais curtos. Já um vídeo institucional pode ser mais longo.

Para se ter uma ideia do tamanho do roteiro para ficar dentro do tempo que duração que vc estipulou, 100 palavras equivalem, mais ou menos, a um minuto de vídeo. Naturalmente, depende da velocidade de fala do entrevistado, mas já dá para fazer um cálculo aproximado.

Revisão

Nunca grave um roteiro que passou pela revisão de uma única pessoa. É importante que tudo o que será feito e dito faça sentido e seja compreensível para o maior número de pessoas. Por isso, passe o roteiro para outras pessoas da equipe.

Qual o próximo vídeo que você vai produzir para a sua empresa? Precisa de ajuda? Chama a gente!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.