Como fazer um plano de marketing

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Como fazer um plano de marketing

Se você tem o sonho de empreender, está empreendendo ou trabalha em uma empresa, certamente já deve ter ouvido que o produto, a logística, o administrativo e as demais áreas de operação são só uma parte da história, porque afinal, sem clientes a empresa não abre as portas. Por isso, um bom plano de marketing é essencial para manter a engrenagem girando.

Depois de uma boa “Googleada” você deve ter encontrado muitos artigos, estudos e informações sobre planos de marketing, por isso, aqui vamos resumir com o essencial do essencial e indicar algumas fontes para você mandar bem no seu plano.

A coisa toda começa entendendo que marketing, com esse ing no final, significa, em tradução literal “mercadando” (market+ing), ou seja, está no gerúndio, o que significa que contínuo. O pensamento, as análises e ações de marketing não podem parar. E o composto de marketing, apesar de milhares de livros e complementos, ainda gira em torno do famoso quarteto de:

– Produto: quanto melhor o design em função das necessidades do cliente menos esforço das demais áreas será necessário;
– Preço: há uma estratégia por trás de cada preço. Se for muito alto, sua marca pode tanto ser percebida como premium, a melhor, quanto como careira sem sentido e cair no esquecimento. Se for muito baixo, as pessoas podem pensar que seu produto não tem qualidade. Por isso é preciso entender os preços dos concorrentes e pensar muito bem onde vai posicionar o seu para que seus clientes comprem de você e ainda te percebam do jeito que você quer;
– Praça: além de ser fundamental em relação ao seu público-alvo, o seu ponto de venda ou área de atuação também ajudam a te posicionar. Um local bem valorizado amplia a percepção de marca, enquanto um lugar popular aumenta o fluxo de clientes, mas diminui a margem. É aqui que entra a estratégia para que sua localização não prejudique suas vendas;
– Promoção: comunicação, publicidade, promoções em si. Sem chegar no seu público, como ele saberá o que você vende, seus benefícios, vantagens em relação à concorrência? Por isso, comunicar seu negócio é fundamental e a dica master é: digital, vídeo e mobile.

E, para definir corretamente cada um desses pontos, um bom plano te ajuda a acertar ou, pelo menos, errar menos cada estratégia pra fazer seu negócio decolar. Separamos 5 caminhos de ouro para começar a fazer seu plano:

1. Conheça seu ambiente de marketing
Com bastante sangue frio e sem deixar o orgulho da sua empresa falar mais alto, escreva:

– Quais são suas fraquezas: é o que diz respeito a sua empresa, por dentro, sem olhar para os fatores externos. Seja sincero!

– Quais são suas forças: aqui ponha o pé no chão, também diz respeito apenas a sua empresa ou suas competências, não ao ambiente externo ainda, já vamos chegar lá.

– Quais são suas ameaças: essa parte diz respeito a tudo que vem de fora, como um concorrente chinês com preços menores, uma nova tecnologia chegando que você não domina ainda, um imposto que o governo está para aprovar.

– Quais são as oportunidades: agora sim, são as chances externas, por exemplo, uma nova demanda que está surgindo por ‘cursos sobre como usar um smartphone’ com o aumento das vendas de celulares, o aumento da demanda por consultórios de saúde baratos (Dr.Consulta) em função da falência do sistema público de saúde, dentre milhares de outros.

2. Conheça seus concorrentes
Concorrentes são empresas que disputam o mesmo mercado que você, mesmo que não tenham os mesmos produtos. O Netflix, por exemplo, é concorrente da Cinemark mesmo não sendo um cinema.

Por isso, vale dar uma boa olhada em tudo que seus concorrentes estão fazendo, o preço deles, os diferenciais dos produtos deles, os locais que eles estão atuando, os canais que eles estão usando pra comunicar.

Isso não quer dizer que você deva fazer igual, mas é um bom ponto de partida para melhorar seus produtos, preços, praças, comunicação para se diferenciar.

Até dá um certo medinho de olhar pra isso e achar um deles que seja muito melhor que você, mas acredite, é fundamental para melhorar sua empresa e conquistar clientes que talvez eles estejam ganhando por terem algo que você não tinha pensado ainda.

3. Conheça seus clientes
Talvez esse seja o mais importante de todos. Quanto melhor você conhecer os hábitos, costumes, necessidades dos seus clientes, melhor você vai conseguir desenhar seus produtos, escolher seus locais de atuação, definir seus preços e se comunicar com eles.

Realmente, imagine quem são eles (personas), individualmente, imagine a figura deles, como eles são: do que gostam, quais são suas ambições, suas dores, seus desafios. Se coloque no lugar deles, de preferência até fisicamente. Por exemplo, um hospital na Europa queria melhorar sua estrutura para cadeirantes, por isso, o chefe de design sentou numa cadeira de rodas, andou em todo o hospital e percebeu vários defeitos que não tinham observado antes dessa experiência e melhorou muito a vida de muitos clientes.

4. Defina suas estratégias
Para que as estratégias sejam eficientes, é importante ter clareza sobre seus objetivos: aumentar receita ou número de clientes, aumentar ticket médio ou gerar volume? Cada objetivo vai ajudar a definir se a melhor estratégia é dar um desconto ou melhorar o relacionamento com os clientes. Se é melhorar o produto ou a cadeia de produção para conseguir abaixar o preço. São muitas, diversas e criativas estratégias que podem ser aplicadas desde que o objetivo esteja traçado corretamente.

5. Implemente e Monitore
Além de obviamente tirar todas as ideias do papel e implementar cada uma delas com disciplina, é fundamental definir métricas para cada ação e ir acompanhando para otimizar conforme as necessidades.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar o número de clientes, comece com um bom sistema de controle de clientes para medir, em números fiéis: mês passado eu tinha 20 clientes, hoje tenho 35, mas minha meta era 50, apesar do crescimento, ainda ficou abaixo das expectativas, logo, o que devo fazer para ampliar a velocidade de aquisição?

Parece claro, simples, óbvio demais, mas muitos empresários morrem na praia por simplesmente não monitorarem os resultados de suas ações e o impacto financeiro que cada uma gera em seu negócio.

Agora, com essas ideias em mãos, vale dar uma olhadinha e executar o modelo que o Sebrae desenvolveu para empresários fazerem seus planos de marketing. Tem alguns conceitos e uma área para preencher que vai te ajudar a começar a trilhar esse caminho.

E claro, quando chegar a hora de fazer um bom vídeo para melhorar suas vendas, conta com a gente! 😉

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