Como escrever um roteiro: 7 exercícios práticos para roteiristas

Como escrever um roteiro: 7 exercícios práticos para roteiristas

Como escrever um roteiro: 7 exercícios práticos para roteiristas

Escrever um roteiro nem sempre é tarefa fácil. O roteiro é fundamental para guiar todos os processos que envolvem a produção de um conteúdo audiovisual. É como se fosse todo o filme, com tudo o que ele inclui, desde iluminação, cenografia, falas, imagens, escrito num papel.

Se você é roteirista e está buscando aperfeiçoar seu processo de criação de roteiro, selecionamos abaixo 7 exercícios que vão te ajudar em todas as etapas, desde a estrutura da história, passando pelo desenvolvimento de personagens e criação de diálogos. Fizemos um infográfico para cada tópico com o intuito de facilitar a visualização e o passo a passo do exercício.

Depois que fizer esses exercícios, volte para contar como foi a experiência! Vamos lá?

Estrutura do roteiro

Essa estrutura funciona como se fosse uma sinopse, que vai contar o que acontece, em linhas gerais, na sua história. É de grande ajuda para as equipes de produção e redação.

Mapa da história

É uma forma de você organizar suas ideias e os pontos principais da narrativa, com começo, meio e fim alinhados.

Trajeto de um roteiro

Traçar esse caminho auxilia o escritor a listar os momentos emocionais que vão guiar a história.

Os 12 tipos de personagem

Ter em mente as características psicológicas e emocionais dos principais arquétipos de personagens ajuda a contar a história do jeito que você imaginou. Além disso, essas características trazem vida e realismo aos personagens em questão e ajudam a criar maior expectativa e conexão com o público, que identifica certos traços de comportamento já reconhecidos.

Desenvolvimento do personagem

Aqui, estamos falando das questões internas e externas do personagem. O desenvolvimento interno seriam as motivações que levam o personagem a determinados caminhos e objetivos. Já no desenvolvimento externo, você pode pensar na trajetória e experiências que levaram o personagem ser como ele é.

Arco da personalidade

Esse arco de desenvolve com base nas transformações físicas e emocionais do personagem ao longo da trama, e vai depender de como ele reage aos acontecimentos da história. O Mapa da História também pode ser utilizado nesse momento com essas características de personalidade do personagem para incrementar o roteiro.

Diálogos

Os diálogos devem ser o mais natural possível, ou você joga o seu filme por água abaixo, mesmo que o roteiro como um todo esteja incrível. Qual é o tipo de conversa que os personagens estão tendo? Eles estão falando uma coisa e querendo dizer outra? Quais são suas crenças, seus estilos de vida, como pensam? Tudo isso vai refletir na forma e no conteúdo do diálogo de cada personagem.

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.