Como criar uma loja no Instagram
O Instagram é o terceiro aplicativo mais baixado no Brasil (logo atrás de WhatsApp e Facebook – fonte App Store e Google Play). Hoje conta com mais de 30 milhões de brasileiros ativos na rede (para se ter uma base, o Facebook tem 120 milhões).
A rede foi, também, a que mais cresceu dentre todas as outras principais (Facebook, WhatsApp, YouTube) em função de uma série de fatores como a qualidade da imagem e dos vídeos, o lançamento do Instagram Stories que, além de desbancar quase completamente o concorrente Snapchat, ainda ajudou a trazer novos usuários para sua base.
Tanto pelo volume quanto pelos formatos que disponibiliza (imagens de alta qualidade, alto consumo de vídeos, carrosséis de produtos, imagens na vertical para ocupar mais espaço no feed de notícias) a plataforma é bastante atraente para quem quer divulgar e vender seus produtos.
E, para extrair o melhor de todas essas possibilidades, coletamos algumas dicas que podem fazer a diferença em como criar uma loja no Instagram:
1- Conta e identidade visual: se não tiver uma conta, abra o quanto antes. É fácil. Lembre-se de alinhar a identidade visual, como a imagem de perfil e nome da página, com a sua loja virtual e não com seu perfil pessoal. Apesar de ser uma rede pessoal, quando se trata de uma loja, as pessoas se interessam por seus produtos.
2- Fotos dos produtos: faça boas fotos de seus produtos. Atente-se em mostrar vários ângulos do produto para que as pessoas conheçam melhor cada um deles e não tenham dúvidas sobre certos detalhes.
3- Vídeos: uma das maneiras mais eficientes de mostrar um produto e toda sua utilidade é através de vídeos. Seja do produto, do uso do produto, de algum vendedor falando dos benefícios do produto. Qualquer vídeo que ajude as pessoas a entender melhor e ganhar confiança na compra ajudará, e muito, a alavancar os resultados.
4- Mídia: atualmente, o algoritmo das plataformas limita bastante o alcance orgânico das postagens. Por isso, impulsionar um post de um produto vai ajudar a aumentar o alcance e o potencial de interessados em comprar seus produtos. A vantagem está nas possibilidades de segmentação: gênero, idade, localização, interesses. São muitas as possibilidades para você atingir exatamente que interessa para sua loja.
5- Base: é importante também ter uma boa base de seguidores e algumas estratégias são possíveis para conseguir isso.
a) com produtos interessantes e mídia, muitas pessoas podem gostar e começar a te seguir para ver mais;
b) influenciadores digitais ajudam muito nesse trabalho, logo, contratar ou simplesmente enviar seus produtos para pessoas influentes pode dar visibilidade para sua página e angariar muitos seguidores;
c) follow back é um outro caminho possível, isto é, seguir pessoas que possam interessar para seus negócios com a expectativa que eles sigam sua página de volta.
6- Interação: com o conteúdo certo (boas fotos, vídeos, imagens), uma base considerável e impulsionamento em mídia, certamente seus posts começarão a gerar interações. Responder cada uma delas é fundamental. 60% das pessoas se sentem mais confortáveis em realizar compras com lojas que respondem em menos de uma hora (fonte: Google/Provokers, 2017). Responder rápido pode ser determinante entre vender ou não muitos produtos.
7- Link: hoje, os posts em uma página no Instagram não permitem links para sua loja para que as pessoas finalizem suas compras, por isso, o famoso “link na bio” é fundamental para direcionar as pessoas. Para anúncios em mídia o link é liberado e as pessoas podem clicar nas imagens para ir até sua loja.
8- Potencial viral: por ser uma rede social, todo post tem um potencial viral, ou seja, pode ser compartilhado por milhares e milhares de pessoas em questão de minutos. Esteja preparado para atender uma demanda repentina e estimule em suas postagens o compartilhamento com chamadas para ação claras como “Gostou? Compartilhe!”. Ofereça promoções com códigos de desconto, isso ajuda a criar uma sensação de oportunidade única. Limitadores de tempo também costumam funcionar, mesmo parecendo clichês, como “somente hoje”, “estoques limitados até este sábado”.
Muitas possibilidades, não!? Que tal aproveitar algumas dessas dicas e começar a vender hoje mesmo no Instagram?