Como criar a atmosfera sufocante em “O Farol”

Como criar a atmosfera sufocante em O Farol

Como criar a atmosfera sufocante em O Farol

O Farol se passa no início do século XX e conta a história de dois homens que trabalha em um farol em uma ilha isolada. Por estar sempre fechado, o novo ajudante contratado fica cada vez mais curioso sobre o que tem lá dentro, e coisas estranhas não param de acontecer.

Após ter se destacado com A Bruxa, seu filme de estreia e considerado um dos melhores da década, o diretor Robert Eggers acerta mais uma vez e se consagra como um dos grandes cineastas desse tempo. O Farol é um filme de horror excêntrico, autêntico e recheado de recursos inteligentes para criar a atmosfera ideal.

E é justamente aí que está o ponto alto do longa: a atmosfera.

Alguns críticos falam que a história deve vir antes de qualquer coisa, inclusive da atmosfera. Porém, no caso de O Farol, a atmosfera é o centro de tudo. Cada telespectador pode sair com uma conclusão diferente sobre os personagens ou a história, mas todo mundo terá sentido a atmosfera da mesma forma. Veja alguns dos recursos utilizados que ajudaram a criar a atmosfera única de O Farol.

Cinematografia

Gravar o filme em preto e branco não foi apenas um detalhe, foi uma ordem técnica desde o início.

O preto e branco dá destaque às texturas, e não às cores. Todos os lugares estão coberto de poeira, crime, lama. O P&B também causa estranheza no telespectador, criando uma ambiente diferente do habitual.

Por causa do  P&B, o céu está sempre cinza, mesmo que, na realidade, estivesse claro e azul. Isso ajuda a dar o tom sufocante para o filme.

A imagem acima é dos bastidores. Repare como ver o filme em cores causa uma sensação estranha, como se não pertencesse àquele universo.

Outro ponto importante foi o aspect ratio escolhido, 1.19:1. É o meio do caminho entre a proporção 1:1 (quadrada) e a 4:3. Essa proporção foi escolhida porque possibilita compor imagens com o farol, que é bastante alto, e também cria uma sensação de claustrofobia, acentuando a atmosférica dramática.

Sonografia

A sonografia é um elemento crucial para criar a atmosfera pretendida. Em O Farol, há sempre algum som rodeando os personagens, o que nos lembra a todo momento que há forças externas, além da cena, agindo ao redor, como o vento, as ondas, a chuva, ou a buzina de aviso de neblina. Essa, inclusive, cria a sensação de que os personagens vão enlouquecer com aquele barulho constante – inclusive o telespectador.

Design de Produção

Um fato impressionante sobre o filme é que os diretores de fato construíram o farol e as casas no topo de uma pedra na Nova Escócia. Então, tudo o que é filmado é real: a chuva, as ondas, o clima. Por estarem sempre presentes na produção, estão sempre presentes no longa também.

Os objetos de cena, figurinos, diálogos e cenários foram todos desenhados para criar uma imersão em uma época e local específicos.

Mas além disso, alguns elementos que são apresentados logo no início do filme ajudam a colocar o telespectador dentro daquela atmosfera peculiar mesmo antes de aparecerem os personagens ou o próprio farol.

A primeira cena é uma tela preta com o som da buzina ao fundo. Depois, vemos neblina. Um navio. Ondas. Todos esses são elementos cruciais e muito presentes no filme que ajudam a criar a atmosfera peculiar.

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