Clipe de C. Tangana em Catedral na Espanha gera polêmica


O rapper espanhol C. Tangana causou polêmica ao lançar o clipe de sua nova música, “Ateo”, em parceria com a cantora Nathy Peluso.

Acontece que a obra foi gravada, escondida, dentro de uma igreja na Espanha. A tradicional Catedral Primada de Toledo, que remonta do fim do século XV, foi o cenário escolhido para o clipe. Além da dança sensual entre o casal, que acontece com membros da Igreja os observando secretamente, o filme ainda conta com uma cena onde Tangana puxa os cabelos de Peluso, e uma outra em que a cantora aparece nua, “vestindo” a cabeça do rapper, em uma referência a Medusa e Perseu.

Eu era ateu, mas agora acredito
Porque um milagre como você
Tive que descer do céu

Refrão de “Ateo”

Após o lançamento do videoclipe, cerca de 30 fiéis foram para a porta da Catedral no dia 10 de outubro para rezar o rosário, com o objetivo de reparar os danos causados ao templo. Muitos reclamaram do sacrilégio tanto da gravação ter sido feita dentro da Catedral, quanto do conteúdo das imagens.

De acordo com o reitor Juan Miguel Ferrer o vídeo “não afeta a fé”, embora tenha reconhecido que usou uma “linguagem visual provocativa”.

“Certas atitudes de intolerância são contrariadas pela compreensão e aceitação da Igreja, como se manifesta nas sequências finais do vídeo que apresenta a história de uma conversão pelo amor humano”, disse ele.

Muitos católicos não concordaram com o posicionamento do primeiro conselho da Catedral, e o arcebispo de Toledo, Francisco Cerro, teve que se retratar no dia seguinte. Ele se desculpou com os fiéis e com aqueles que “se sentiram justamente feridos por este mau uso de um lugar sagrado”. Além de lamentar o uso da Catedral para uma gravação, disse que não sabia da existência do projeto.

E aí, o que você achou dessa história?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.