Case “Caverna do Dragão”: como se inspirar para fazer o seu videomarketing

Case "Caverna do Dragão": como se inspirar para fazer o seu videomarketing

Case “Caverna do Dragão”: como se inspirar para fazer o seu videomarketing

O YouTube Works é um evento que premia marcas e agências pelas campanhas mais criativas que rodam na plataforma. Com edições que já aconteceram nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Colômbia, a premiação agora chegou ao Brasil.

A campanha que ganhou maior destaque nessa edição foi “Caverna do Dragão”, da DPZ&T para a Renault, levando a melhor nas categorias Creative effectiveness, BuzzWorthy e Grand Play, o troféu mais aguardado da premiação. A ideia da campanha foi fazer uma espécie de live action do desenho exibido pela Rede Globo entre 1986 e 2014 para anunciar o novo lançamento da montadora, o Kwid Outsider. Não por coincidência, os fãs saudosistas do programa são justamente o público-alvo da campanha. O filme foi um verdadeiro case de sucesso, viralizando entre os consumidores e gerando buzz na mídia como um todo.

O Otimista

Com uma produção espetacular digna de cinema, a campanha teve algumas cenas “vazadas” antes do tempo, o que ajudou a despertar curiosidade no público sobre o que estava por vir. Como conta o diretor de marketing Federico Goyret, o primeiro “vazamento” foi orgânico, feito por um casal de brasileiros passou pelas gravações, que aconteciam em Salta, na Argentina, reconheceu que se tratava de “Caverna do Dragão” e colocou algumas imagens que fizeram nas redes. Ao invés de lutar contra os vazamentos, a estratégia foi entrar na brincadeira e alimentar o buzz.

Será que “Caverna do Dragão” voltaria como um novo live action para os cinemas? Ou uma série da NetFlix? Seria possível que, tantos anos depois, os fãs finalmente descobririam o desfecho da saga (que contou com 27 episódios e nenhum final oficial)? A expectativa ficou alta!

Naturalmente, quando foi revelado pela própria Renault e DPZ no site Omelete que se tratava de um comercial de lançamento do Kwid, algumas expectativas foram frustradas, já que muita gente vinha alimentando o sonho de ver um remake do desenho que marcou sua infância nas telinhas.

Porém, o resultado foi extremamente positivo para a marca pois, apesar de algumas decepções, o comercial foi bem aceito pelo público. “O desenho mostrava um jovem ingressando em um mundo de fantasia cheio de desafios, por isso achamos que seria perfeito para nosso produto. Aprovar uma campanha comum, como um comercial de cerveja, é muito fácil, pois é uma peça que nunca haverá crítica ou resistência. Algo como o que fizemos requer mais esforço, pois você precisa defender a ideia até o fim”, disse o diretor.

Confira o vídeo completo:


E como você pode aplicar algumas ideias desse case para o seu vídeomarketing?

Vínculo emocional

Usar um desenho que fez parte da infância de boa parte do público-alvo do carro e marcou uma geração possui apelo emocional muito forte. Mas você não precisa de uma produção milionária para conseguir esse efeito, basta trazer para seu conteúdo conceitos que seu público se reconheça e se identifique, como situações do cotidiano, expressões ou modos de falar específicos daquela geração ou região, etc.

A missão é fazer com que se público se conecte emocionalmente com o seu conteúdo.

Despertar a curiosidade

Quando você atiça a curiosidade do consumidor, ele fica mais envolvido e disponível para continuar acompanhando seu conteúdo. Esse interesse pode ser despertado logo no início do vídeo, naqueles primeiros segundos cruciais que vão definir se o usuário vai, ou não, continuar assistindo seu vídeo, ou em formato de teaser, como publicando spoilers nas redes sociais ou mesmo produzindo vídeo teasers, que já ensinamos como funciona e para que serve.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.