Brasileiros sentem que séries retratam mais a realidade do que antes


É notável que o consumo de séries vem crescendo exponencialmente o Brasil nos últimos anos. Com a popularização das plataformas de streamings nos últimos anos e a pandemia, o acesso a esse tipo de conteúdo ficou ainda mais fácil.

É importante dizer que as séries não são exatamente uma novidade. Um levantamento indica que as séries já vem desde a década de 1990 e passou por três principais fases até agora:

  • 1ª fase: produções mais simples e acessíveis ao grande público e veiculadas na TV aberta. Os maiores expoentes dessa fase são “Friends”, “Seinfield” e “Baywatch”.
  • 2ª fase: com produções mais elaboradas e narrativas mais complexas, as séries passaram a ser exibidas na TV fechada. Os maiores exemplos são “Lost”, “House”, e “Mad Men”.
  • 3ª fase: a consolidação do formato se de com investimentos cada vez maiores e veiculação na internet. Os grandes marcos são “Breaking Bad”, “Game of Thrones” e “Black Mirror”.
Friends' completa 25 anos como uma das séries mais populares da TV -  Cultura - Estadão
Personagens de “Friends”, uma das séries de maior sucesso da história

Um estudo feito pela NBCUniversal Brasil, joint venture entre o Grupo Globo e a NBCUniversal International, identificou que as séries são tão atraentes para o público porque o brasileiro se identifica mais com as histórias e criam uma sensação de pertencimento.

  • 69% dos entrevistados afirmam que ter personagens com quem se identificam e passam pelas mesma situações contribui para a escolha do conteúdo
  • 79% sentem que, hoje em dia, os filmes e séries retratam muito mais a realidade do que antigamente.

As séries também vem dando voz a pautas cada vez mais importantes e discutidas na sociedade, como diversidade e inclusão, o que causa um impacto real na vida de muitas pessoas. A pesquisa mostrou que:

  • 85% dos brasileiros LGBTQIA+ acreditam que as séries que trazem essa temática ajudaram suas famílias a compreenderem melhor a diversidade;
  • 81% que não são LGBTQIA+ disseram que, ao assistir personagens da comunidade, se sentiram mais próximos dessas pessoas.

A pandemia, naturalmente, acabou impulsionando um maior consume do filmes e séries, visto que as opções de entretenimento ficaram bastante restrita por vários meses. Dentre os entrevistados:

  • 57% disseram que séries são sua principal forma de diversão durante a quarentena;
  • 50% assistiram mais séries, filmes e programas com a família em 2020;
  • 45% começaram a assistir novas séries;
  • 47% afirmaram estar assistindo mais séries internacionais do que antes.

E você, como é sua relação com o consumo de séries?

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