Aumentar o engajamento das lives: dicas e recomendações

Como aumentar o engajamento das lives

Como aumentar o engajamento das lives

Dicas e recomendações para fazer transmissões ao vivo interessantes e úteis para sua empresa

Não é novidade para ninguém que os vídeos tomaram conta da internet. Nesse embalo, surgiram as lives, que são transmissões em vídeo ao vivo e estão disponíveis nas principais plataformas e redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube. Mas engana-se quem pensa que esse formato só funciona para influenciadores digitais, ou seja, “pessoas físicas”. As lives são poderosas ferramentas para as empresas se conectarem com seu público de maneira única e inteligente. Veja abaixo algumas dicas e recomendações para fazer uma boa transmissão ao vivo do seu conteúdo.

Dicas para aumentar o engajamento das lives

  • Avise com antecedência

Faça um post de divulgação, pelo menos, um dia antes da sua live para avisar as pessoas. Assim, elas terão tempo para se programarem.

  • Escolha temas que despertem a curiosidade

Entrevistas com funcionários, bastidores da empresa, demonstração de produto, perguntas e respostas, mito ou verdade. Esses formatos de vídeo costumam instigar a curiosidade das pessoas e são bastante atrativos para uma transmissão ao vivo.

  • Promova interação antes mesmo da live começar

Ao divulgar o dia e horário da live, e já com a temática pré-estabelecida, peça aos usuários para enviarem perguntas ou curiosidades que eles querem ver respondidas durante a live. Por exemplo, você tem uma escola de mergulho e vai fazer uma live mostrando a preparação antes de um curso. Pergunte aos usuários o que eles gostariam de ver nessa transmissão, quais curiosidades têm em relação à profissão ou como funciona a elaboração da aula, por exemplo. Assim, você ganha de dois lados: gera interesse nas pessoas em participarem para verem sua pergunta respondida e adiciona conteúdo relevante para seu roteiro. Vale lembrar que o Facebook, por exemplo, exibe sua transmissão ao vivo no feed das pessoas de acordo com o engajamento que ela apresenta. Por isso, aumentar o engajamento das lives antes e durante a transmissão é de grande ajuda para divulgar seu vídeo organicamente.

  • Aproxime a empresa das pessoas

As lives são excelentes ferramentas para gerar maior contato com o público por dois motivos: primeiro, você tem a possibilidade de responder às dúvidas feitas pelos telespectadores no momento em que são feitas. Tenha sempre uma pequena equipe para auxiliar a responder os comentários na hora e interagir, além de selecionar as dúvidas mais interessantes para ser respondidas ao vivo, citando o nome da pessoa que perguntou. É uma ótima estratégia para aumentar o engajamento das lives e deixar a transmissão mais dinâmica e interessante.

O segundo motivo é que, por geralmente serem mais informais, as transmissões ao vivo dão oportunidade de humanizar a empresa, dar uma “cara” a ela. Ver quem são as pessoas por trás da marca deixa a empresa em nível de igualdade com o usuário, tira ela daquele patamar corporativo e distante.

  • Relembre o tema e objetivo

Novas pessoas vão chegando enquanto a transmissão está acontecendo. De tempos em tempos, é bacana falar resumidamente qual o assunto e o que foi discutido até aquele momento. Assim, você situa quem acabou de chegar e aumenta as chances de manter aquela pessoa assistindo seu conteúdo sem se sentir perdida. Só não vale exagerar para não cansar quem já estava ali.

O que você precisa para fazer uma live legal?

Não é necessário investir fortunas em equipamentos caríssimos, mas cuidar de alguns detalhes técnicos é fundamental para gravar um vídeo de qualidade e, consequentemente, trazer um bom engajamento:

  • Microfone: é um equipamento interessante de investir porque o áudio ganha muito mais clareza e qualidade. E ninguém vai ter paciência de assistir a um vídeo onde não se entende direito o que estão falando, certo?
  • Iluminação: não necessariamente você vai precisar gastar com equipamentos super profissionais, mas sua transmissão ao vivo precisa estar clara e nítida.
  • Internet: sem dúvida, transmitir um vídeo ao vivo consome bastante banda, por isso, é fundamental que sua live seja feita em um lugar onde a internet tenha qualidade, velocidade e estabilidade para não ter problemas de conexão.

Além dessas questões mais técnicas, você também precisa pensar na “estrutura” da sua live. É comum as pessoas ficarem nervosas em frente à câmera, especialmente quando sabem que estão sendo assistidas ao vivo. Ter um roteiro por escrito em mãos é crucial para não se perder e deixar a transmissão desinteressante – e “desinteressante” é um termo que deve passar longe quando se fala em live. Afinal, o telespectador está apenas a um clique de fazer qualquer outra coisa na internet que chame mais atenção, por isso é preciso ter dinamismo e relevância no conteúdo apresentado ao vivo.

 

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