Astrofotografia: como tirar fotos de estrelas e do espaço


A astrofotografia é um tipo de fotografia que captura um objeto ou eventos celestes. Essencialmente, se você estiver no espaço e o capturar com uma câmera, estará se envolvendo em astrofotografia. Agora, existem diferentes níveis de astrofotógrafos, desde amadores a profissionais que trabalham para empresas como a NASA.

As primeiras tentativas conhecidas de astrofotografia foram de Louis Jacques Mandé Daguerre (o pai do daguerreótipo). Em 1839, ele tentou fotografar a lua. Embora a imagem tenha ficado confusa, ajudou a criar um novo tipo de fotografia dedicada a capturar objetos e eventos celestes.

Outras grandes conquistas iniciais na astrofotografia vêm de John William Draper (que tirou a primeira foto bem-sucedida da lua) e Léon Foucault (que tirou a primeira fotografia do sol). Além disso, em 1883, Henry Draper – um médico americano e um astrônomo amador – tirou a primeira fotografia de uma nebulosa astronômica (a Grande Nebulosa de Órion). Fascinante, não?

Se você quiser começar a se aventurar nesse campo incrível, comece pelo básico. Uma câmera DSLR ou Mirrorless e um tripé robusto já são um excelente ponto de partida. À medida que você for aprendendo, pode começar a aprimorar ao seu equipamento. E por falar neles, conheça os principais equipamento para a astrofotografia:

Câmera

Normalmente, os tipos padrão de câmeras usadas para astrofotografia são DSLRs e câmeras Mirrorless com modos manuais. Você até pode usar o seu smartphone, mas a qualidade da imagem vai deixar muito a desejar, pois é preciso de certas configurações e especificações que não se consegue sem usar uma câmera profissional.

Também é preferível uma câmera com um ISO que vá até 2000, 3200 ou 6400. Embora um ISO de 800 ou 1600 seja aceitável, ele não fornecerá tanta qualidade quanto os níveis mais altos.

Astrophotography: The Gear & Tips You Need to Photograph the Night Sky

Lentes

O tipo de lente que você usa é tão importante quanto o tipo de câmera. Opte por uma lente grande angular com uma abertura ampla – é preciso receber o máximo de luz possível no sensor da sua câmera. Ter uma abertura maior permite que mais luz entre na lente. Escolha uma lente de abertura de 34 mm, uma distância focal de cerca de 14 a 20 mm e um f-stop de f/2.8 ou mais rápido.

Trackers

Os trackers são montagens em miniatura que permitem ser colocadas sobre tripés comuns, e são especificamente para astrofotografia. Para capturar imagens nítidas de objetos no espaço, você precisa ter longos tempos de exposição. Como a Terra está girando continuamente mais rápido do que a gente imagina, é preciso ter essa montagem para garantir que a imagem fique nítida. Caso contrário, você acabará com trilhas borradas, pois o sensor não está se movendo junto com a luz enquanto a Terra gira.

Tripé

Os tripés são essenciais na astrofotografia. Eles permitem que você mantenha sua câmera estável por longos períodos, o que permite que sua câmera receba a quantidade de luz necessária. Se você não usar um tripé (ou se usar um tripé instável), corre o risco de suas imagens ficarem borradas.

Astrophotography: a beginner's guide - BBC Sky at Night Magazine

Agora que você já conhece os principais equipamentos, confira algumas dicas para astrofotógrafos iniciantes:

  • Não importa quão bom seja o foco automático de uma câmera, será difícil focar nas estrelas. A única maneira de garantir que sua imagem esteja em foco é configurar sua câmera e lente para o modo manual. Você mesmo terá que fazer os ajustes de foco, mas essa é a única maneira prática de focar o céu noturno.
  • A melhor hora para fotografar astrofotografia é à noite. No entanto, o melhor momento para explorar um local de filmagem é durante o dia. O local deve ter um terreno firme para que seja o mais fácil possível manter sua câmera estável durante a filmagem.
  • A astrofotografia consome muita energia e memória, por isso, ter baterias e cartões de memória extras vai evitar que você precise cancelar a sessão de fotos no meio.
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.