As mudanças nos hábitos de consumo do YouTube durante a pandemia
O Brandcast é um evento anual que o YouTube realiza para agências e anunciantes. Nessa sexta edição, apresentada virtualmente pelo Porta dos Fundos, a empresa abordou suas produções originais, dados de audiência e projetos comerciais para 2021.
Como novidade, foram divulgados os resultados da primeira edição do estudo Why Video, realizado em diversos países que a plataforma opera, e que teve como objetivo principal entender quais foram as mudanças nos hábitos de consumo na rede durante a pandemia da COVID-19. No Brasil, a pesquisa foi feita em agosto com 2.000 pessoas entre 18 e 65 anos.
De acordo com o estudo, em 2020 o YouTube se tornou a principal plataforma que as pessoas consideram não conseguir mais viver sem. Além disso, 91% disseram ter aumentado o tempo de navegação e 54% pretendem usar ainda mais o canal. Para os criadores de conteúdo, esse aumento do consumo também gerou bons resultados: 1.800 perfis já contabilizam mais de um milhão de seguidores.
Já para as marcas, os meios digitais foram uma das principais maneiras de se manter em contato com o público em meio às restrições de isolamento social que marcaram o ano de 2020. Os usuários do YouTube avaliaram positivamente a presença das marcas na plataforma:
- 44% procuraram ou pesquisaram marcas e produtos pela primeira vez durante a pandemia e pretendem manter esse hábito daqui para frente;
- 36% assistiram reviews de produtos na plataforma;
- 87% fizeram uma aquisição depois de assistir a um vídeo;
- 62% acreditam que os anúncios os tornaram mais propensos a considerar uma marca ou produto.
Por conta da quarentena, que obrigou milhões de pessoas a ficarem em casa durante meses, o YouTube ocupou novos espaços nos dia a dia dos usuários, inclusive o de novos aprendizados:
- 79% dos entrevistados recorreram à plataforma para relaxar;
- Vídeos de meditação cresceram cerca de 40% em número de visualizações desde 15 de março;
- 190 milhões de visualizações no Brasil entre março e setembro de vídeos de atividades físicas com termos “em casa” e “sem equipamento”;
- Vídeos que continham no título “para iniciantes” tiveram mais de 280 milhões de visualizações; “receitas fáceis” marcaram 1 bilhão de visualizações, e “horta”, “cultivo”, “plantas” e “em casa”, 16 milhões de views no Brasil entre março e setembro;
- 91% afirmaram que o YouTube ajudou no aperfeiçoamento de habilidades e interesse;
- 52% declararam ter aprendido algo novo durante a pandemia e devem usar a plataforma para futuros aprendizados;
- 80% dos usuários disseram que a plataforma ajudou a transformar ideias em realidade;
E você, sentiu que seu consumo de vídeos no YouTube também aumentou durante a pandemia?