A arte de se reinventar: as marcas mais criativas de 2020 em plena pandemia
2020 foi um ano em que todo mundo teve que aprender a se reinventar. Com os desafios, dificuldades e incertezas ocasionadas pela pandemia da COVID-19, as marcas tiveram que pensar em estratégias criativas para continuar se comunicando com o público mesmo com o comércio fechado durante meses. Mas se comunicar no meio de uma situação grave de saúde pública requer não só criatividade como uma boa dose de sensibilidade, delicadeza e empatia, mesmo se for para descontrair.
A Meio & Mensagem fez uma seleção das marcas mais criativas de 2020, e nós escolhemos aqui as 5 que mais se destacaram pela maneira como conduziram sua comunicação em plena pandemia e as iniciativas adotadas nesse período estranho. Confira:
Mercado Livre
A campanha “Juntos. De mãos dadas, ou não”, criada com o início da pandemia, trouxe até alteração do logo: o aperto de mãos se transformou em um comprimento de cotovelos, que se popularizou como forma de evitar o contágio. A ideia era conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo (quem se lembra da “febre” por papel higiênico?) e disseminar informações úteis sobre medidas preventivas no processo de entrega.
Já no mês do Orgulho LGBTQIA+, em parceria com a Parada SP, a empresa promoveu uma ação no Instagram onde levaram a Avenida Paulista para o feed por meio de fotografias, já que esse ano o evento não pôde acontecer no tradicional local.
Santander
No início da pandemia o banco adotou o mote “A gente vai errar, a gente vai acertar, mas de braços cruzados a gente não vai ficar”. Também foi lançada uma série de campanhas que apresentavam 15 soluções emergenciais para pessoas e empresas durante aquele momento de dificuldade, apresentadas pelo próprio gestor da área dentro da empresa. Além disso, para ajudar seus clientes, criou uma opção de prorrogar dívidas.
Para fechar o ano com chave de ouro, o Santander criou um buzz enorme com a presença da atriz Ana Paula Arósio, há anos longe da televisão, para anunciar o SX, nome do Santander para o serviço PIX.
Magazine Luiza
Nesse momento de quarentena e comércio fechado, a plataforma digital Parceiro Magalu possibilitou que pequenos varejistas e autônomos pudessem vender seus produtos para os mais de 20 milhões de clientes do marketplace. Além disso, pessoas físicas também poderiam ganhar comissão pelas vendas de produtos Magalu e de outras empresas via redes sociais.
Burger King
Com a campanha “Ficar em casa é fogo”, lançada no mês de junho, a rede de fast-food premiou os consumidores que ficaram mais tempo em casa na quarentena. A identificação dos usuários foi feita por meio do aplicativo e ferramenta de geolocalização, e os prêmios eram proporcionais ao tempo que a pessoa permaneceu confinada.
Para descontrair, a empresa divulgou a campanha “Natal Antecipado” que, em pleno mês de Julho, propunha que o ano de 2020 finalmente acabasse. Suas redes sociais foram invadidas por perfis natalinos e criaram até uma paródia de Jingle Bells.
Qual dessas ações você achou mais criativa?