Apresentações com vídeos e animações
Sua ideia é incrível, seu produto resolve o problema de muitas pessoas. Chegar nisso já é difícil, mas chegar nisso e conseguir mostrar o valor do que você tem na mão deve ser mais difícil ainda.
Muitas empresas morrem na praia, na hora mais legal, que é vender tudo aquilo que elas construíram porque não conseguiram deixar claro em alguns slides as ideias que têm. Ou ainda, fizeram apresentações desinteressantes que não prenderam a atenção do público-alvo por não terem diferenciais.
Logo de cara, uma pergunta diferente: você já usou – ou pensou em usar – vídeos nas suas apresentações? Já pensou como pode ser impactante, em uma tarde em que todos estavam esperando um conjunto de slides e uma pessoa falando, de repente aparecer um vídeo, imagens, sons, narração, efeitos. Certamente o resultado será outro e difícil de esquecer.
Pra completar a história, separamos 3 dicas rápidas para fazer a diferença na sua apresentação e acertar em cheio na hora de transmitir uma ideia:
Antes das ideias, o público
Antes de qualquer coisa, é fundamental saber com quem você vai falar. Isso muda tudo: o discurso, a escolha das palavras, o ritmo da apresentação, a ordem dos slides, as pessoas que estarão com você.
Se seu público for público mesmo, aquelas apresentações para mais de 100 pessoas, é uma dinâmica; se for fechada para 5 ou 6 pessoas é outra; se for para o presidente da empresa é outra, para diretores, gerentes, analistas.
Cada público tem uma preocupação e espera algo muito diferente de outro. E fica mais complexo quando muitos públicos estão numa mesma apresentação. Por isso, é fundamental estudar bem com quem vai falar antes de qualquer coisa.
Antes do PPT, as ideias
O segundo passo começa bem antes de chegar no PowerPoint ou Keynote. Agora é a hora de planejar o que vai falar, qual a ordem e qual a importância de cada parte da apresentação.
Aqueles mapas mentais ajudam muito nessa hora (Mindmeister é um deles). É como se fosse um “cascateamento” das ideias.
Qual o problema que pretende resolver? Quais os fundamentos da sua solução? Qual a solução e porque ela tem tanto valor (essa é a hora de brilhar)? Resumo, valores e próximos passos. É difícil determinar uma ordem porque cada negócio tem a sua. A boa e velha lei do teste e erro é muito válida para aprender e refinar sua apresentação.
O impacto visual
Normalmente, as pessoas estão a alguns metros da apresentação. É difícil ler o que está escrito. Poucos textos, muitas imagens. Vídeos! É aqui que entra o nosso amigo, vídeo.
Muitos estudos associam as emoções à memória. Quanto mais você despertar os sentidos das pessoas, maior a chance de que elas se lembrem de você e do que estava dizendo.
E vídeos são fantásticos para arrepiar ou fazer rir. Eles combinam imagens, movimentos e sons de uma forma única. São raros em apresentações e, por isso, surpreendentes. Causam impacto e passam a mensagem porque são diversos.
Pode ser uma animação de um infográfico, pode ser um depoimento, uma narrativa de um personagem para ilustrar como o produto resolve o problema dela.
São inúmeros os recursos que os vídeos oferecem em uma apresentação. Além de tudo ainda quebram o fluxo monótono do slide-fala e dão tempo para o apresentador raciocinar e pensar nos próximos passos da apresentação.
Com essas dicas, que tal pensar em fazer diferente e incluir vídeos para causar o impacto no público certo, da forma certa?