Muito utilizada em filmes e animações, o 3D consegue de forma mais atraente criar um conteúdo inovador único, com dimensão e profundidade – vertical, horizontal e frente e trás. Conhecido também por CGI – computer graphic inteligence ou animação gerada por computador, a animação 3D consiste criar, moldar e manipular personagens em um ambiente digital, dando movimento e realismo a ele. Além da profundidade, o realismo se dá pela textura, sombra e forma. E sem a necessidade de usar óculos especiais.
Diferente da animação 2D, que utiliza um perfil plano, o 3D utiliza mais dimensões, demandando um trabalho mais complexo de ser realizado. Mas as diferenças não são só essas. A animação 3D é feita quase totalmente de forma digital, com movimentos controlados e dinâmicos pela computação gráfica. Saiba mais no vídeo da Bloop Animation que explora a diferença entre elas:
Algumas produções podem envolver as duas técnicas, como no caso “The bear & the hare”. A produção do comercial envolveu técnicas de animação 2D e 3D, além de filmagens em maquetes e cenários produzidos. Dá uma olhada no making off:
Sua grande versatilidade cria inúmeras possibilidades de uso, que não só em filmes e jogos. Vídeos comerciais e institucionais, conteúdos educacionais, tutoriais e até para marketing de conteúdo, são algumas das opções.
Os vídeos criam uma conexão maior com o espectador, já que possuem um apelo emocional maior. E as animações, quando feitas de forma profissional, conseguem encantar e envolver o público de todas as idades e gostos.
Os programas mais usados pelos profissionais são: 3D Canvas, 3D Flash Animator, 3D Studio Max e o Blender. A escolha vai depender do tipo da animação desejada e o seu uso.
Assim como a produção de um vídeo, o processo de criação da animação passa pelas principais fases: pré-produção, produção e edição.
Pré- produção
Briefing
O briefing é a ideia geral do projeto e deve conter todas informações relevantes, como público-alvo, canais de divulgação, orçamento, tempo do vídeo e referências.
Roteiro
O roteiro é uma peça essencial em qualquer processo de produção de vídeo. Ele deve conter os pontos-chaves e as cenas que devem estar presentes.
Storyboard
O Storyboard é uma etapa muito importante quando se trata de animação. Ele funciona como um guia visual, como uma história em quadrinhos, detalhando as cenas, falas e transições. Ele irá ajudar no entendimento geral do projeto e na visualização de todas as cenas.
Aqui, no vídeo do Heiko von Drengenberg do Mickey Mouse, é possível ver o storyboard e a animação 2D criada a partir dele.:
Produção
Layout
Aqui, os artistas de layout, fazem a versão 3D dos desenhos do storyboard, juntamente com os movimentos de câmera, profundidade e composição do cenário.
O Fred Peci-Evesque trabalhou em uma das etapas de layout da animação “Meu malvado favorito 2”. No vídeo dá para ver direitinho a transformação dos desenhos para o 3D.
Modelagem e textura
Aqui é feita toda a construção da personagem de forma digital, com as expressões faciais, texturas, tensões musculares, formas específicas e todos os detalhes. A textura completará também as cores e as camadas das personagens.
Iluminação
A iluminação irá acompanhar o movimento de câmera e o sombreamento das personagens e da composição do cenário, garantindo a qualidade da animação. O tipo de iluminação pode ser definido também pela emoção desejada em cada cena, já que as cores influenciam o público. Saiba mais aqui.
Animação
A animação irá garantir o desempenho dos movimentos das personagens, e também de outros elementos dinâmicos. Muitas contas e fórmulas de física serão utilizadas nessa fase para dar realismo a produção.
Pós-produção
Edição de som e vídeo
A edição é a etapa final na produção e só são executadas após a filmagem da animação. É onde são realizadas os cortes e transições de cena, ajustes finais. E também acrescentados os efeitos e trilhas sonoras e a dublagem, se for o caso.