Animações 2D e 3D: principais diferenças e vantagens

animações 2D e 3D

Animações 2D e 3D: principais diferenças e vantagens

Descubra as vantagens e diferenciais de cada uma

Animações sempre chamam atenção. As cores, os movimentos e, principalmente, a história que está sendo contada chama atenção das pessoas desde o século XIX.

De lá para cá, muita coisa evoluiu: a técnica, a história, a tecnologia e o uso. E quando falamos de uso, não é difícil entender porque as animações saíram das telonas do cinema da indústria do entretenimento e foram parar nos celulares, sendo usadas para transmitir uma mensagem de uma empresa: muitas vezes, uma história bem contatada pode gerar milhares de reais em retorno.

As vantagens das animações são inúmeras:

1) Elas permitem criar situações que só seriam possíveis com atores através de custos altíssimos de produção.

2) Os personagens animados são cativantes e criam uma empatia imediata com o público.

3) Como, nos dias de hoje com as redes sociais, a maior parte das imagens são de pessoas reais, uma animação pode fazer diferença na hora de chamar atenção.

4) Além dos personagens, é possível usar outros elementos visuais como gráficos, textos, mudanças de cores, de cenários. Tudo isso facilita o entendimento de uma mensagem.

E como falamos em evolução, as animações foram caminhando junto com as tecnologias e hoje já é possível trabalhar em escala com as animações 2D e 3D. E cada uma delas tem suas vantagens e diferenças:

Animações 2D

São imagens planas, vistas de um ângulo único pela audiência. Os elementos são dispostos apenas em um espectro de altura e largura.

A grande vantagem de uma animação 2D, além de toda a questão de ter personagens, ser lúdico, abordar situações que não seriam daquela forma na vida real, dentre várias outras, é que as animações 2D são mais rápidas e, consequentemente, envolvem um custo menor de produção.

Com isso, é possível fazer uma série de vídeos explicando um produto novo no mercado. São ótimos também para passar uma mensagem, um comunicado interno para os funcionários de uma empresa sobre suas novas regras, por exemplo.

Animações 3D

É aqui que a história consegue ficar mais imersiva, porque entra no jogo a profundidade, além da largura e altura. As pessoas conseguem captar mais detalhes, texturas, cores e observar as situações de múltiplos ângulos. Evoca as sensações e desperta os sentimentos, aumentando bastante o potencial de lembrança do anúncio ou da mensagem.

São excelentes para contar uma história mais emocional e engajar o público. Também são muito úteis para mostrar detalhes de um novo produto ou explicar seus usos com mais clareza.

Além disso, sempre que bem executados, passam uma percepção de alta qualidade de marca, ajudando a posicioná-la trazendo resultados positivos além da mensagem que está sendo transmitida em si.

Por consequência, como o nível de detalhes é maior, as tecnologias empregadas são mais avanças e o tempo de produção também é maior, o que eleva os custos.

Diferenças e comparações

Sendo assim, temos um comparativo direto entre os dois:

Vídeos 2D: largura e altura, ângulo único de visualização. Custos menores e menor tempo de produção permitem escala para vários vídeos sobre um produto ou serviço.

Vídeos 3D: largura, altura e profundidade, múltiplos ângulos de visualização, mais imersivo, emocional. Alta demanda de tecnologia e tempo ampliam os custos e diminuem o fator de escala.

Com tudo isso considerado, agora você deve entender quais são seus objetivos ao entregar a sua mensagem e escolher com qual tipo de vídeo, 2D ou 3D, ela seria melhor transmitida.

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