Ambiente virtual de aprendizagem para empresas
Eis que 2020 trouxe uma pandemia para o mundo, que virou tudo de cabeça para baixo. Com o fechamos de comércios, escritórios e escolas, e boa parte da população global em quarentena, a internet se tornou a melhor amiga dos “confinados”.
O que antes era feito de forma presencial, passou a acontecer online: aulas, reuniões, treinamentos, workshops e até happy hours. Não à toa, aplicativos como Google Hangout, Zoom, Houseparty, WhatsApp e companhia viram os acessos crescerem exponencialmente nesses últimos meses de pandemia do COVID-19.
E, em meio ao caos, muitas empresas perceberam que fazer certas atividades online poderia ser um caminho interessante a seguir, independentemente da quarentena. Com isso, muitas estão buscando os chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para realizarem seus treinamentos de forma mais profissional e segura para todos os envolvidos.
Os AVA são plataformas desenvolvidas para ensino à distância, como se fossem salas de aula online, e possuem interação entre professor/aluno e diversos outros recursos que possibilitam treinamentos interativos e enriquecedores. Apostar nessas plataformas proporciona inúmeras vantagens, como:
- Maior produtividade dos funcionários que não precisam gastar tanto tempo e energia com descolamentos no trânsito
- Maior participação, pois é possível reunir muito mais colaboradores participantes de uma vez
- Menor custo com espaço, descolamento, alimentação dos envolvidos
- Melhor aproveitamento do tempo, pois, uma vez disponível online, os colaboradores podem acessar o conteúdo sempre que quiserem, de acordo com sua agenda
Mas como escolher o melhor ambiente virtual de aprendizagem para sua empresa? Na hora da pesquisa, observe se a plataforma possui os seguintes recursos:
Vídeos – seu conteúdo fica muito mais interessante e interativo com a presença de vídeos. Dá para apostar em formatos chamativos, com animações, 3D, realidade virtual e outros para deixar seu conteúdo ainda mais rico e estimulante.
Ao vivo – fazer transmissões ao vivo gera bom engajamento e interação, além de uma sensação de pertencimento entre todos da equipe.
Espaço para troca – é fundamental ter um local onde os envolvidos conseguem interagir, tirar dúvidas, compartilhar ideias. Além de deixar o conteúdo mais rico, mantém os colaboradores mais engajados.
Mobile friendly – a plataforma precisa ser responsiva, ou seja, facilmente acessada via celular. Não precisamos nem dizer como os celulares são um dispositivo extremamente expressivo no acesso à rede, não é?