Agenciamento: como criar conteúdos realmente interativos?
Você sabe o que é agenciamento?
Não, não estamos falando aqui de ser cliente de uma agência de publicidade ou agenciado de uma agência de modelos. Agenciamento é a capacidade do usuário de interagir com o conteúdo e realizar ações significativas, criando suas próprias experiências e obtendo resultados únicos. Em resumo, agenciamento é dar controle total sobre a narrativa, que vai acontecendo com base nas escolhas do próprio usuário.
Isso tem total relação com dois tópicos bastante falados hoje em dia em qualquer conversa sobre marketing digital: interação e engajamento.
Interagir e engajar é muito mais do que fazer o usuário curtir seu post, compartilhar seu vídeo ou comentar na sua página. Todas essas ações são muito legais e importantes, mas aqui estamos falando sobre criar conteúdos que proporcionem ao usuário experiências únicas e que ela tenha a sensação de que toda a jornada só aconteceu daquela forma porque ele escolheu, e não porque ele clicou numa sequência pré-estabelecida de botões e chegou no mesmo lugar que todo mundo.
Então, como adicionar agenciamento o seu conteúdo interativo de forma a aumentar e transformar o engajamento em uma experiência especial?
Gere interações que tenham a ver com os interesse do seu público
O que seu público busca quando clica em um conteúdo da sua empresa? Qual problema ele está tentando resolver? EM que fase da vida ele está?
Para tornar a experiência do usuário mais rica, crie interações que tenham relação com os interesses dele. Por exemplo, se o seu conteúdo fala sobre finanças pessoais e você criou um infográfico, insira formas de interação que abordem temas como investimentos financeiros, reserva de emergência e afins, ou um quizz que mostre o conhecimento do usuário sobre o assunto e o que ele precisa fazer para conquistar seu objetivo.
Use a gamificação a seu favor
Gamificar significa colocar mecânicas de jogos e características desse universo para aumentar o engajamento, motivar e incentivar o público.
Use desses recursos. Você pode, por exemplo, permitir que o usuário vá desbloqueando conteúdos específicos ao longo do caminho de acordo com suas escolhas, como se fossem as “fases” de um jogo de videogame depois que o personagem mata o chefão. Essa sensação de recompensa pode motivar seu público a interagir mais e mais vezes para descobrir quais são os outros conteúdos se ele fizer outras escolhas.
Deixe o controle, de fato, nas mãos do usuário
Evite impor caminhos e escolhas marcadas ao seu usuário, ou seja, direciona-lo para onde você deseja. Lembre-se: o foco aqui é que o usuário tenha total poder sobre suas decisões e possa experimentar conteúdos únicos como resultado de suas ações.
Converse com seu público
O diálogo já é uma interação por si só, e fazer o usuário sentir que sua empresa está realmente conversando com ele cria uma sensação de pertencimento e individualidade.
Você tem uma agência de viagens? Que tal criar um conteúdo em primeira pessoa que faz perguntas ao usuário e comenta suas respostas ao longo do caminho, culminando na melhor indicação de lugar para ele passar as férias?
Você usa o agenciamento para criar conteúdos na internet?