A edição de Mind Hunter: o que podemos aprender?
Quem aí já assistiu Mind Hunter, levanta a mão! o/
Nós já. E, além da temática da série que já é chamativa por si só, afinal, o começo da psicologia criminal não é um tema corriqueiro, um ponto que chama – MUITO – a atenção é a aula de edição que a série dá: David Fincher emprega todo seu perfeccionismo para cada detalhe de cada cena.
E, de fato, é uma aula.
Aqui vamos levantar alguns pontos interessantíssimos sobre técnicas de edição que podem te ajudar nos seus próximos projetos.
Cadência e Ritmo
Nesse frame que captamos da análise do post de Jason Hallerman, no blog No Film School, podemos ver a troca de cenas. Cada tracinho desse é um corte diferente.
Na parte rosa, os corte se acentuam, conforme se acentua a tensão do diálogo. Essa não é uma técnica comum. É uma quebra do paradigma da cadência de um filme, mas foi rigorosamente bem executada. A tensão do diálogo e a velocidade dos cortes aumentam a sensação de que algo não está indo bem entre os personagens.
E repare que após uma sequência rápida de cortes, uma cena maior é adicionada. Esse fluxo entre rápido e lento ajudam a criar o ritmo da cena como um todo e te dão a exata sensação do que está acontecendo lá.
Outra aula é a de composição.
Observe, nessa cena, como o primeiro e o último quadro são parecidos.
É isso que dá a sensação de começo e fim de uma espécie de micro-história dentro da história principal. Nesse interrogatório, muita coisa acontece, mas nessa parte, em específico, um dos personagens, a interrogadora, decide se vai falar algo pessoa sobre a vida dela. Essa parte da cena é especialmente carregada de emoção em função da relação entre os personagens.
Começar e terminar a cena com frames parecidos dá o peso que essa decisão precisa e também ajuda a delimitar até onde aquela tensão vai, para não perder o foco da história principal sem precisar descartar um momento tão importante.
Poderíamos ficar horas falando sobre as técnicas de edição de Mind Hunter, mas esses dois aprendizados já são um belo começo para começar a colocar em prática e trazer mais profundidade para seus filmes.
E, se quiser bater um papo sobre Mind Hunter ou sobre como gravar um filme legal para sua empresa, que tal nos ligar? 😉