8 dicas da Pixar para criar boas histórias


Contar uma boa história não é tarefa fácil.

Criar temas interessantes e personagens pelos quais o público se apaixone, conduzi-los por uma trajetória inteligente e criativa, despertar emoções na audiência e sair do óbvio exige muito trabalho e criatividade.

E quem sabe fazer isso muito bem é a Pixar, estúdio responsável por animações como ‘Carros’, ‘Monstros S.A.’, ‘Toy Story’, ‘Os Incríveis’ e muitos outros títulos de peso. Emma Coats, que trabalha na equipe de John Lasseter, diretor de criação da Pixar, fez uma série de tweets com dicas que o estúdio utiliza para a criação de suas histórias. Selecionamos algumas abaixo, anote aí:

  1. Um personagem deve se tornar admirável pela sua tentativa, mais do que pelo seu sucesso

Nada como acompanhar a trajetória do personagem, os desafios e escolhas morais para nos apaixonar por ele, independente do resultado ou do seu final feliz.

2. A definição de um tema é importante, mas você só vai descobrir sobre o que realmente é a sua história quando chegar ao fim dela. Então reescreva.

Ter um tema definido funciona como guia para a história, indica qual direção seguir. Porém, do que a história realmente se trata só vai se concretizar ao final dela, pois novas ideias e caminhos vão surgindo ao longo do processo. Siga o que a história te apresenta e, se for preciso, reescreva tudo pensando nesse novo rumo que a coisa tomou.

3. Crie o final antes de saber como será o meio.

Saber como a história termina alivia a pressão durante o trabalho e te ajuda a focar em como chegar lá. É mais fácil evitar de se perder pelo caminho, desviando o desenrolar dos personagens para direções que não fazem sentido com a conclusão.

4. Quando você tiver um “branco”, faça uma lista do que não irá acontecer no andamento da história. Muitas vezes, é assim que surge a idéia de como continuar ela.

Quem nunca passou por momentos em que a criatividade trava e você não consegue continuar aquele trabalho? Isso acontece. A dica é escrever os caminhos que você sabe que a história não vai tomar, o que pode ajudar a “destravar” as ideias.

How to Write a Story Outline Step-by-Step | Writers.com

5. Colocar no papel permite que você comece a consertar as falhas. Se deixar na sua cabeça até aparecer a idéia perfeita, você nunca compartilhará com ninguém.

Muitas vezes, tendemos a cortar as ideias que surgem e não parecem tão boas. Deixe-as fluir, só assim você vai conseguir enxergar o que pode ser melhorado naquela história e construir uma que você considere boa o suficiente.

6. Exercício: Divida em pedaços um filme que você não gosta, e o reconstrua de forma que ele se torne um bom filme, na sua opinião.

Pensar como uma história que já está feita pode ser diferente é um desafio. Isso estimula a trabalhar a criatividade, apura o senso de coerência do roteiro, a percepção de falhas e expande para novas formas de enxergar caminhos e possibilidades dentro da história.

7. Coincidências que coloquem os personagens em problemas são ótimas; as que os colocam fora deles, são trapaça.

Não há nada mais frustrante para quem está acompanhando uma história onde os conflitos se resolvem como num passo de mágica. Pense, elabore, crie um, duas ou quantas versões forem necessárias para resolver os problemas dos personagens de forma inteligente e crível.

8. Nenhum material é inútil. Se não está funcionando, largue de mão e siga em frente. Ele pode ser útil mais tarde.

Não despreze nada do que você cria, nem jogue fora uma história que você criou e não gostou. Deixe tudo guardado, pois esse material pode não fazer sentido naquele momento mas pode funcionar em outro.

E você, tem mais alguma dica para criar histórias que gostaria de compartilhar com a gente?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.