7 dicas para perder o medo da câmera
Muito se fala sobre a importância de se apostar em vídeos para sua estratégia de marketing e a relevância desse formato no processo de decisão do consumidor. Nós mesmos já abordamos esse assunto aqui inúmeras vezes.
Mas, e se você chegar à conclusão de que a pessoa que deve aparecer no vídeo é você ou um colega extremamente tímido e que tem medo da câmera?
Separamos algumas dicas simples mas fundamentais para te ajudar a se preparar, vencer a timidez e gravar seu vídeo. Vamos ver?
Estude
Geralmente, ficamos ainda mais nervosos para encarar uma situação quando não temos muito conhecimento sobre ela. O desconhecido nos causa medo, ansiedade e sensação de impotência. E isso também se aplica a falar em frente às câmeras.
Mesmo que seja um tema que você domina como ninguém, estude seu conteúdo. Leia reportagens e livros sobre o assunto, veja vídeos, converse com pessoas. Aprofunde e amplifique seus conhecimentos acerca do tema, e faça anotações dos principais pontos que não podem ficar de fora do seu vídeo.
Pratique
Agora que você já tem todo o conteúdo bem fresco na memória, pratique!
Não precisa começar em frente à câmera. Ensaie no chuveiro, no carro, enquanto lava a louça. Fale em voz alta, somente para você, aquilo que você vai falar no vídeo, várias e várias vezes.
Apenas tome cuidado para não se prender demais a uma determinada forma de falar as sentenças e acabar parecendo decorado. Fale de maneiras diferentes, use expressões diferentes, sempre de forma descontraída para você se sentir o mais familiarizado e confortável possível com o ato de falar sobre aquele assunto, por mais que você já saiba tudo sobre ele.
Faça um roteiro
Pode parecer algo “sofisticado” demais para um simples vídeo e digno de produções de novelas, mas um roteiro é fundamental para qualquer pessoa que vai aparecer frente às câmeras.
Fizemos um texto super completo com dicas de como fazer o roteiro de um vídeo, então não vamos nos estender muito sobre isso aqui. Vai lá dar uma olhada!
Vá para trás da câmera
É isso mesmo que você leu. Se puder, acompanhe outras gravações ou coloque alguém no seu lugar para ensaiar. Estar atrás das câmeras vai te ajudar a ter uma ideia mais ampla do que vai acontecer, de como você aparecerá no vídeo, noções de enquadramento, expressões faciais e corporais e até sobre como o tipo de roupa influencia no visor. Nada melhor do que ver com os próprios olhos! Além disso, também pode ajudar a diminuir o medo ao ver que aparecer na tela não é um “bicho de sete cabeças”. 😉
Fique confortável
Por mais preparado que você esteja depois de seguir as dicas acima, na hora do “AÇÃO!”, é normal se sentir nervoso. E o que a gente menos precisa nessa situação é estar se sentido desconfortável, com a calça apertando, o decote aparecendo ou incomodado com uma roupa que não tem nada a ver com seu estilo. Por isso, escolha roupas, calçados, acessórios e maquiagem que é seguro para você, permaneça na sua zona de conforto.
Atenção aos detalhes
E por falar em roupa confortável, vale prestar atenção em alguns detalhes que podem atrapalhar no resultado final do seu vídeo.
- Evite acessórios que possam fazer barulho perto do microfone
- Evite roupas listradas ou xadrez, que criam um efeito visual desconfortável na tela
- Evite roupas brancas ou pretas, aposte nas neutras
Grave vários takes
Não vá para a frente da câmera com a pressão de que você só tem uma chance e não pode errar. Isso vai te deixar ainda mais nervoso e a chance de “travar” pode ser alta. Coloque no seu planejamento de gravação que serão feitos vários takes, isso vai te ajudar a relaxar e encarar cada um com muito mais leveza.