5 métricas importantes para suas lives


5 métricas importantes para suas lives

Se até 2020 você mal tinha ouvido falar em lives, temos certeza que o ano da pandemia mudou essa realidade.

As lives tomaram conta da internet no período inicial da quarentena, quando bilhões de pessoas ao redor do mundo foram obrigadas a ficar em casa e todos os eventos foram cancelados. Músicos, artistas, professores de educação física, chefes de cozinha… Diversos profissionais usaram e abusaram dessa ferramenta para continuarem fazendo seu trabalho, engajando seu público e entretendo uma audiência que queria espairecer um pouquinho da estranha realidade do momento.

O frisson das lives diminuiu um pouco mas essa alternativa veio para ficar e pode ser muito bem utilizada para alavancar o seu negócio. Nós já falamos sobre dicas e recomendações para fazer transmissões ao vivo interessantes e úteis para sua empresa, e também como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube Live.

Agora, vamos te ajudar a decifrar alguns termos e métricas mais técnicas mas que são muito importantes para avaliar a qualidade da sua live. Abre o bloco de notas aí!

Bit Rate

A taxa de transmissão, ou Bit Rate, significa a quantidade de dados transmitida durante um período de tempo, medida em kb/s (quilobits por segundo). Com essa taxa é possível saber a qualidade do vídeo que o consumidor está assistindo. Se o vídeo tiver uma taxa de transmissão acima da média, significa que terá uma boa resolução, sendo mais agradável para o público.

Play Rate

Esse dado significa o número de pessoas que de fato dão play no seu vídeo versus o número de vezes que ele apareceu para o público. Um baixo Play Rate é um sinal de que seu vídeo não está tão atrativo ou que pode até estar no local errado, para a audiência errada. A thumbnail, ou a capa do vídeo, é um dos principais nas lista de fatores que influenciam diretamente no seu Play Rate.

Resultado de imagem para live streaming

Buffering

O buffering é o pré-carregamento de dados em uma determinada área da memória. Ou seja, é quando o software carrega uma parte do arquivo previamente antes de começar a, de fato, reproduzir o conteúdo. A ideia é que o vídeo não seja interrompido durante a exibição, por isso esse pré-carregamento.

O problema é quando isso não acontece exatamente assim e o usuário fica um tempo esperando o vídeo começar a roda ou quando ele “trava” no meio (quem nunca?). Quando isso acontece, a taxa de abandono pode ser bastante alta.

Lag Ratio

O Lag Ratio é o “tempo de espera” que o consumidor tem ao assistir um vídeo, o que tem relação com o tópico acima. Claro que essa taxa nunca é zero, pois o buffering inicial sempre é considerado, mas a meta é sempre tentar manter o Lag Ratio o mais baixo possível, o que significa que sua audiência vai passar pela inconveniência de assistir a uma live que fica sendo pausada constantemente o mínimo possível.

Play Length

Essa métrica mostra a quantidade de dados consumidos pelo público, ou seja, cada segundo do streaming. Esse é um dado muito importante que auxilia a planejar e se equipar adequadamente para a live, com base no consumo e capacidade para fazer um streaming de qualidade e sem intercorrências.

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