Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o TikTok ganhou os holofotes graças à sua rápida ascensão nos últimos anos.
Uma quantidade absurda de público como essa com certeza iria chamar a atenção das marcas e agências de marketing digital, que viram na rede chinesa um potencial enorme para conversar com seu público, estreitar as relações e, claro, potencializar as vendas.
Mas o TikTok veio com um desafio diferente. A plataforma revolucionou a forma como as pessoas consomem conteúdo nas redes sociais, e os vídeos curtos e divertidos viraram febre, especialmente entre o público jovem. Então, como as marcas podem estar presentes na rede? Como criar conteúdo relevante e que gere engajamento entre o público-alvo?
A seguir, separamos o perfil de 5 marcas que estão usando o TikTok de forma criativa e fazendo sucesso entre os usuários do mundo todo. Quem sabe você não usa alguns dos exemplos como inspiração para a estratégia da sua empresa?
Netflix
Com seus mais de 28 milhões de usuários, a gigante do streaming utiliza conteúdo de seu próprio catálogo para engajar os fãs na rede. Com spoilers de lançamentos, trechos divertidos das séries favoritas, filmagens de bastidores e entrevistas curtas com atores, os fãs se sentem especiais por terem acesso a conteúdos “exclusivos” da plataforma.
Lembre-se que mostrar o “por trás das câmeras” aproxima a marca dos seguidores, dando uma sensação maior de intimidade e afinidade. Explore isso na sua empresa também, mostrando o processo de fabricação e envio de um produto, entrevistando funcionários e clientes de forma descontraída no intuito de trazer seus clientes para mais perto da sua marca.
Fenty Beauty
A marca de maquiagens de Rihanna apostou nos tutoriais e vídeos de influenciadoras e clientes usando os produtos da marca fazendo testes de maquiagem, reviews e lançamentos.
Posts no estilo tutorial são sempre uma boa pedida para ensinar o público a utilizar o produto da marca, além de inspirar e gerar desejo.
NBA
A liga de basquete americano é uma das marcas que mais rápido entendeu como fazer sucesso no TikTok. Adotando também a estratégia de humanizar o perfil, a marca traz cenas divertidas dos jogos, de momentos de bastidores dos atletas e bate-papos curtos que divertem e engajam os fãs do esporte.
Mostrar o lado divertido e vida real dos atletas ajuda a criar aproximação e identificação com os seguidores. Você também podem aproveitar essa estratégia no perfil da sua marca trazendo seus colaboradores para frente das câmeras.
GoPro
A marca de câmeras fotográficas utiliza conteúdos gerados pelos próprios usuários para bombar o perfil, mostrando as filmagens mais incríveis feitas com os produtos da marca. Quer marketing mais efetivo do que esse?
O consumidor se sente valorizado ao ver que a marca o leva para dentro do seu perfil. Isso causa uma sensação de pertencimento e comunidade, muito valiosos para aprofundar o relacionamento na era da internet. Você também pode se inspirar nessa estratégia fazendo reposts dos seus clientes usando seus produtos.
The Washington Post
Conteúdo é o que não falta para um jornal, mas tornar esse conteúdo diferente e adaptar à linguagem do TikTok é outra coisa. O The Washington Post apresenta as notícias na forma de vídeos curtos e divertidos, o que gera entusiamo e maior engajamento entre os seguidores.
Você pode se inspirar nessa estratégia criando um storytelling das novidades da sua marca, lançamento de produtos e promoções.