5 marcas que fazem sucesso no TikTok – e como você pode aprender com elas


Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o TikTok ganhou os holofotes graças à sua rápida ascensão nos últimos anos.

Uma quantidade absurda de público como essa com certeza iria chamar a atenção das marcas e agências de marketing digital, que viram na rede chinesa um potencial enorme para conversar com seu público, estreitar as relações e, claro, potencializar as vendas.

Mas o TikTok veio com um desafio diferente. A plataforma revolucionou a forma como as pessoas consomem conteúdo nas redes sociais, e os vídeos curtos e divertidos viraram febre, especialmente entre o público jovem. Então, como as marcas podem estar presentes na rede? Como criar conteúdo relevante e que gere engajamento entre o público-alvo?

A seguir, separamos o perfil de 5 marcas que estão usando o TikTok de forma criativa e fazendo sucesso entre os usuários do mundo todo. Quem sabe você não usa alguns dos exemplos como inspiração para a estratégia da sua empresa?

Netflix

Com seus mais de 28 milhões de usuários, a gigante do streaming utiliza conteúdo de seu próprio catálogo para engajar os fãs na rede. Com spoilers de lançamentos, trechos divertidos das séries favoritas, filmagens de bastidores e entrevistas curtas com atores, os fãs se sentem especiais por terem acesso a conteúdos “exclusivos” da plataforma.

@netflix

Hello, You. Joe is back — You Season 4 Part 1 premieres Feb 10, Part 2 premieres March 10 #TUDUM

♬ original sound – Netflix

Lembre-se que mostrar o “por trás das câmeras” aproxima a marca dos seguidores, dando uma sensação maior de intimidade e afinidade. Explore isso na sua empresa também, mostrando o processo de fabricação e envio de um produto, entrevistando funcionários e clientes de forma descontraída no intuito de trazer seus clientes para mais perto da sua marca.

Fenty Beauty

A marca de maquiagens de Rihanna apostou nos tutoriais e vídeos de influenciadoras e clientes usando os produtos da marca fazendo testes de maquiagem, reviews e lançamentos.

@fentybeauty

ICED OUT, BAYBEE 🧊 Meet #GLOSSBOMBICE ✨ Our newest, coldest & baddest #GLOSSBOMB that’ll leave ya lips lookin JUICYYY WET and ya breath FRESH AF with a cool mint feel! 🌬 Cop it tomorrow on 9/7!

♬ original sound – Fenty Beauty

Posts no estilo tutorial são sempre uma boa pedida para ensinar o público a utilizar o produto da marca, além de inspirar e gerar desejo.

NBA

A liga de basquete americano é uma das marcas que mais rápido entendeu como fazer sucesso no TikTok. Adotando também a estratégia de humanizar o perfil, a marca traz cenas divertidas dos jogos, de momentos de bastidores dos atletas e bate-papos curtos que divertem e engajam os fãs do esporte.

@nba

“I’m just messing with stuff to make the internet mad” 😂 What do you think of Jimmy’s new look?😎🔥 #NBAMediaDay #NBA #miamiheat

♬ original sound – NBA

Mostrar o lado divertido e vida real dos atletas ajuda a criar aproximação e identificação com os seguidores. Você também podem aproveitar essa estratégia no perfil da sua marca trazendo seus colaboradores para frente das câmeras.

GoPro

A marca de câmeras fotográficas utiliza conteúdos gerados pelos próprios usuários para bombar o perfil, mostrando as filmagens mais incríveis feitas com os produtos da marca. Quer marketing mais efetivo do que esse?

@gopro

The beauty of life, filmed on #GoProHERO11 Black by @anthony_walsh_ 🐬🌈🏄‍♂️🌊 #gopro #surfing #dolphins #rainbow #beautiful

♬ original sound – GoPro

O consumidor se sente valorizado ao ver que a marca o leva para dentro do seu perfil. Isso causa uma sensação de pertencimento e comunidade, muito valiosos para aprofundar o relacionamento na era da internet. Você também pode se inspirar nessa estratégia fazendo reposts dos seus clientes usando seus produtos.

The Washington Post

Conteúdo é o que não falta para um jornal, mas tornar esse conteúdo diferente e adaptar à linguagem do TikTok é outra coisa. O The Washington Post apresenta as notícias na forma de vídeos curtos e divertidos, o que gera entusiamo e maior engajamento entre os seguidores.

@washingtonpost

Before colonists settled the West, forest fires caused by lightning, and set routinely by Native Americans, helped thin out forests.

♬ original sound – egyptianvampirehybrid

Você pode se inspirar nessa estratégia criando um storytelling das novidades da sua marca, lançamento de produtos e promoções.

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