4 dicas para rankear vídeos no YouTube


4 dicas para rankear vídeos no YouTube

Que o YouTube revolucionou a internet e mudou a forma como consumimos conteúdo, não é novidade para ninguém. É tão influente que virou até nome de profissão: youtubers são aqueles que ganham a vida produzindo vídeos na plataforma – e monetizando em cima deles, é claro.

Se você está pensando em se aventurar nesse universo de vídeos online mas ainda não está muito certo se esse formato serve para você, leia esse post, onde explicamos porque ter um canal no YouTube.

Agora, se você já se convenceu de que é uma boa estratégia mas não sabe muito bem como começar, também fizemos esse texto com algumas dicas básicas para iniciantes. Vale a leitura!

E, se você já está acostumado a publicar vídeos na plataforma mas quer melhorar o rankeamento dos seus vídeos, separamos as 4 dicas mais avançadas! Vamos ver?

Editar o nome do arquivo

Sabe quando você salva algum arquivo no seu computador de qualquer eito, cheio de letras e números sem nenhum sentido? Então, não faça isso com seus vídeos, pois o Google consegue identificar, pelo nome, do que se trata aquele conteúdo.

Mas também não adianta salvar o arquivo com qualquer outro nome aleatório. Coloque a palavra-chave que você identificou como mais relevante para o vídeo e está trabalhando com ela em outros detalhes (se você não entendeu muito bem sobre esse assunto de palavras-chave, leia esse texto, que dá dicas mais básicas sobre como fazer seus vídeos terem mais visualizações no YouTube!).

Aumentar o CTR

Assim como acontece com os link patrocinados do Google, no YouTube você também tem um CTR, que é a taxa de cliques versus o número de vezes que seu vídeo apareceu nos resultados de busca. Ou seja, é preciso aumentar o interesse dos usuários em clicar no seu vídeo.

O combo título do vídeo + descrição do vídeo + thumbnail atraentes e bem pensadas ajudam a chamar a atenção e atrair o interesse da audiência.

Fomente o engajamento

Se você já assistiu a alguns vídeos no YouTube, deve ter notado que os youtubers sempre estão pedindo para você comentar no vídeo, deixar seu like e compartilhar. E eles não estão fazendo isso à toa, claro!

Apesar de o YouTube não contar como estratégias de SEO off-page, como link building, por exemplo, a interação e respostas dos usuários ao seu vídeo tem grande peso para a plataforma e ajuda a melhorar o rankeamento na página de busca.

Por isso, peça para as pessoas curtirem, se inscreverem no canal, comentarem e compartilharem o vídeo. Mas faça isso de forma interessante! Faça perguntas para a audiência, como em um bate-papo, troque experiências, peça para as pessoas contarem sobre suas experiências a respeito do tema. E responda os comentários. Os usuários se sentem especiais percebendo que você interage com eles e tendem a ser ainda mais participativos!

Faça vídeos mais longos

Se você não passar de um minuto de vídeo por receio das pessoas ficarem desinteressadas e saírem do seu conteúdo, é melhor rever sua estratégia! Claro que não existem regras e depende muito do seu tipo de assunto e perfil de audiência, mas pesquisas recentes mostram que vídeos com duração média de 11 minutos tendem a aparecer melhor posicionados nos resultados de busca.

Isso porque os usuários entendem que há um conteúdo melhor elaborado ali do que em um vídeo de 2 minutos, por exemplo. Por isso, capriche no roteiro e não tenha medo!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.