4 dicas para contar histórias convincentes
Contar histórias é algo natural para o ser humano e é, teoricamente, algo simples de se fazer. Basta soltar a imaginação ou acionar a memória e deixar a história fluir.
Porém, para quem trabalha como redator ou produtor de conteúdo, contar uma história realmente convincente é fundamental para garantir um resultado positivo dentro da estratégia elaborada. Então, além da criatividade e repertório, é importante prestar atenção em alguns detalhes para construir uma boa história e conduzir o público pelo caminho desejado. Vamos ver algumas dicas?
1. Crie personagens convincentes
Podem ser reais ou fictícios, uma boa história tem bons personagens – o o público tem que acreditar neles. Dessa forma, o público se identifica rapidamente com a história, e sabemos que despertar sentimentos é fundamental para prender as pessoas e mantê-las interessadas pela narrativa.
2. Ao invés de contar, mostre
Com certeza, você já notou essa estratégia em muitos filmes que já assistiu. Por exemplo, ao invés de acontecer toda uma conversa sobre o término de um casamento, simplesmente aparece o marido colocando as malas no carro e indo embora. Concorda que ficou claramente subentendido que o casal se separou? E que ficou muito mais emocionante e tocante VER o marido saindo de casa do que OUVIR o desfecho da conversa?
Em videomarketing é muito mais fácil construir uma narrativa assim, mas a técnica pode ser aplicada em textos, imagens, áudio ou qualquer outro formato, basta usar a criatividade! E falando em videomarketing, temos um post todinho só falando de como usar técnicas de storytelling no seu vídeo e criar um conteúdo super legal! Vale a leitura!
3. Seja relevante
A internet está repleta de conteúdo. Textos, fotos, vídeos, podcasts… Uma infinidade de formatos e jeitos de contar histórias e divulgar informação. Lógico que há espaço para todo mundo mas, por que o seu conteúdo seria relevante para alguém? O que você tem a ensinar/entreter/informar?
Pense nisso antes de começar a produzir um conteúdo e mantenha o foco na relevância da sua história.
4. Fale com seu público
Para criar uma história eficiente, é preciso ter bem claro quem é seu público, onde ele está, como se comunica e quais são os assuntos que gosta. É importante falar na mesma linguagem que as pessoas que você visa atingir para gerar identificação.
Falar com um adolescente classe média é muito diferente do que abrir um diálogo com mulheres empreendedoras na faixa dos 40 anos. Concorda? Então, antes de tudo, vá pesquisar sua persona!