10 dicas de como vender no WhatsApp

Como vender no WhatsApp

10 dicas de como vender no WhatsApp

Veja o que e como fazer para aumentar as vendas no seu negócio

Levanta a mão quem não tem o WhatsApp instalado no celular. Raro, né? Em fevereiro desse ano, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (que é dono do WhatsApp), anunciou que o aplicativo havia chegado a 1.5 bilhão de usuários ativos no mundo todo. Só no Brasil, eram 120 milhões em 2017.

E por que não usar toda essa força da ferramenta a favor do seu negócio? Separamos 10 dicas de como vender no WhatsApp e intensificar o contato com seus clientes:

  1. Tenha um celular exclusivo

Ainda mais nesse mundo tecnológico onde lazer e trabalho estão na palma das mãos, é ainda mais importante ter sempre em mente separar a vida profissional e pessoal. E isso começa com atitudes que parecem simples, mas podem fazer toda a diferença.

Separe um celular somente para uso comercial. É nele que você irá instalar o WhastApp da sua empresa, atenderá possíveis ligações de clientes, acessará as redes sociais do seu negócio, etc. Se você faz tudo isso com seu celular pessoal, pode se confundir na hora de atender uma ligação ou responder uma mensagem e passar um tom pouco profissional.

Ah, e lembre-se de deixar esse aparelho no seu ambiente de trabalho, sem precisar ficar levando para casa (salvo algumas exceções).

  1. Use o WhatsApp Web

Por mais facilidade que algumas pessoas tenham em digitar no celular, vamos combinar que escrever textos um pouco mais longos é uma missão cansativa! Por isso, habitue-se a utilizar o WhatsApp Web, ou seja, o aplicativo no computador. Fica mais fácil e rápido de escrever e até de preparar alguma arte específica para enviar para sua lista.

  1. Use Listas de Transmissão

Falando em lista, tire melhor proveito das listas de transmissão que o aplicativo possui. O recurso é ideal quando você quer enviar mensagens privadas para um grande número de pessoas, sem precisar criar um grupo (falaremos sobre isso no próximo tópico!).

Crie listas diferentes para clientes/interesses diferentes. Por exemplo, se sua empresa oferece mais de um tipo de produto/serviço que tenham público diferente, crie listas separadas. Assim, você não fica bombardeando as pessoas com mensagens desinteressantes, correndo o risco de ter seu número bloqueado e perder possíveis oportunidades de venda.

  1. Não crie grupos!

Ah, os grupos de WhatsApp… Tão famosos pelos seus GIFs de bom dia enviados todos-os-dias no grupo da família ou seus vídeos de conteúdo de baixo calão no grupo de amigos! Pois é, assim como você já ficou com preguiça só de pensar (que atire a primeira pedra quem nunca silenciou um grupo de WhatsApp!), seus clientes também podem ter o mesmo sentimento em relação a grupos.

Além disso, algumas pessoas podem se sentir invadidas ao ter seu número de celular divulgado em um grupo repleto de desconhecidos, e isso pode gerar uma situação ruim para sua empresa. Grupos também são excelentes formadores de brigas e discussões, por isso é melhor evitar.

  1. Use e abuse dos formatos

Uma das razões da paixão das pessoas pelo WhatsApp é que você envia mensagens de texto, de voz, imagens e vídeos. Então, aproveite para abusar da criatividade! Crie textos chamativos, grave vídeos dos bastidores da sua empresa ou mostrando como usar determinado produto, faça promoções, etc.

  1. Encontre um equilíbrio

Como em qualquer tipo de veículo, ninguém gosta de ficar vendo uma publicidade repetidas vezes o tempo todo. É preciso encontrar um equilíbrio quanto à frequência de mensagens entre não ficar cansativo e não deixar seus clientes esquecerem que você existe.

Faça um cronograma com os conteúdo que você pretende enviar e em quais dias, e procure alternar o formato para não ficar repetitivo.

Como vender no WhatsApp

  1. Tenha respostas prontas

É comum uma empresa receber o mesmo tipo de perguntas dos clientes: quanto custa, qual o prazo de entrega, solicitação de orçamento, disponibilidade de cores/tamanhos. Para agilizar o seu trabalho, já deixe um documento pronto com essas respostas mais frequentes redigidas.

Na hora de enviar, não se esqueça de personalizar a mensagem para não passar uma impressão fria aos seus clientes. Coloque o nome da pessoa e finalize com algo mais pessoal, fazendo um link com algo que consta na pergunta para o cliente sentir que o atendimento que recebeu foi personalizado, e não apenas um CTRL+C / CTRL+V.

  1. Não deixe seu cliente esperando

Não há nada mais frustrante do que você ter pressa para receber um orçamento e a empresa demorar 5 dias para te enviar – isso quando não te ignora! O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação instantânea, então as pessoas esperam uma certa agilidade nas respostas.

Claro que você não precisa se tornar escravo do seu celular e responder no mesmo segundo, mas também não vale deixar para o dia seguinte. Organize-se para que essa dinâmica funcione de maneira saudável e eficiente.

Mensagens de voz costumam ser boas aliadas porque ajudam em uma resposta rápida e humanizam mais o seu negócio, pois os clientes veem que há uma pessoa por trás da marca.

  1. Seja mais descontraído

Naturalmente, a comunicação pelo WhatsApp é mais informal e descontraída, por isso, é um ótima oportunidade de deixar sua empresa mais próxima dos clientes. Haja com mais naturalidade ao lidar com seu público pelo aplicativo, mas não se esqueça de que continua sendo negócio. Seja mais leve, porém, não menos profissional.

  1. Divulgue seu número

Para rechear sua lista de contatos no WhatsApp, aproveite as outras plataformas para divulgar seu número. Coloque no seu site, na FanPage do Facebook e perfil do Instagram. Lembre-se de adicionar o símbolo do aplicativo ao lado do número, que gera rápida identificação nas pessoas.

Outras formas de espalhar seu telefone por aí é colocar no texto dos anúncios de links patrocinados do Google e caprichar o SEO do seu site inserindo o número na meta description, para aparecer também na busca orgânica (não paga).

 

E aí? Que tal pegar essas dicas de como vender no WhatsApp e começar agora mesmo?

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